Coimbra
Lágrimas e sorrisos na Bênção das Pastas em Coimbra
A Igreja da Sé Nova recebeu, na manhã deste sábado, a Bênção das Pastas dos finalistas do Instituto Politécnico de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem e de instituições de ensino superior privadas.
O relógio marcava 10:30, quando os estudantes começaram a entrar,de capa aos ombros e pasta ao peito, mas ainda com as fitas fechadas nas pastas. Em grupo ou sozinhos, seguindo a ordem que lhes era indicada, aguardavam o bater das 11:00 para a cerimónia que marcava o final da Queima das Fitas para os finalistas.
PUBLICIDADE
Enquanto os familiares e amigos escolhiam o melhor sítio, de preferência à sombra, no Largo da Feira dos Estudantes, onde foi possível assistir à cerimónia através de um ecrã gigante.
Para Soraia Ramos, finalista de enfermagem, “é um momento de muita emoção, que faz parte da tradição”. A aluna de Pombal frisa que “chega ao fim um ciclo e inicia outro.
“Quero ficar a trabalhar em Portugal, se é a pergunta que me vai fazer”, disse Cláudia Pratas, também estudante de enfermagem, enquanto se prepara para tirar a fotografia da praxe com a sua família”.
Sentada na primeira fila da Sé Nova com os amigos estava Paulo Borges, dando as últimas rubricas nas fitas . “Para mim é um momento muito simbólico e uma ótima maneira de celebrar o final deste percurso”, sublinha o estudante de Comunicação Social.
A cerimónia foi presidida pelo Bispo de Coimbra, que deixou palavras de esperança. “Todos depositamos em vocês imensa confiança”, lançando a pergunta:” Como é que eu quero que seja conhecida a minha geração?”.
D. Virgílio Antunes pediu aos estudantes, que “têm uma responsabilidade acrescida na vida da sociedade para “não se fecharem em si mesmos, para olharem para os outros, dando o exemplo da Virgem Maria, de coração grande, aberto.
“Viver com alegria e com justiça”, reforçou, pedindo para que seja deixado de parte o egoísmo, porque “vocês são a geração abençoada, que vai influenciar as próximas”.
A família de Sara Tavares, que esperava pela finalista de Gerontologia Social, mostrou-se emocionada e orgulhosa do percurso feito pela estudante de Coimbra. “É um momento muito importante, estamos ansiosos para a beijar e abraçar”, referiu Catarina Tavares.
Veja os vídeos:
Related Images:
PUBLICIDADE