Vamos
Agosto em Coimbra com o “rock dos bons velhos tempos”
Oito bandas encerram o cartaz do Luna Fest, festival de rock que acontece na Praça da Canção, em Coimbra, de 16 a 20 de agosto.
Oriundos de Berlim, os Dissidenten trazem a Coimbra o melhor do rock germânico, misturado com world music. Ao longo de mais de quatro décadas de existência, os Dissidenten têm 15 álbuns e sucessos como “Fata Morgana”, o grande hit da banda, lançado em 1984.
PUBLICIDADE
Com quase meio século de existência, os Ruts DC são uma banda punk-rock com influências do reggae e do ska. Entre os seus temas, está o sucesso “Babylon Burning”, de 1979, que esteve várias semanas no top-10 das mais tocadas no Reino Unido. O último disco, “Counter
Culture?”, foi lançado em 2022.
Os Eel Men têm apenas dois anos de existência e influências de bandas rock britânicas como os Supergrass. Têm dois EP lançados, “Are you there, God it’s me”, de 2021, e “Archetype”, lançado já em 2023.
Também de Londres vêm os The Speedways, uma banda que vai apresentar em Coimbra os três álbuns já editados: “Just Another Regular Summer”, de 2018, “Radio Sounds”, de 2020, e “Talk of the Town”, lançado dois anos depois. As influências dos The Speedways vão de Elvis Costello a The Kinks.
Os Oh! Gunquit são um quinteto londrino que mistura uma parafernália de sons, que passam pelo sci-fi, surf punk, rumble-bop e freakabilly. Apesar de instalados em Londres, a banda junta membros de vários pontos do Mundo, como Estados Unidos, Itália, Espanha ou Colômbia.
Mais uma banda de Londres. Os The Phobics existem desde 1999 e têm uma influência
marcada pelo punk-rock. As atuações ao vivo desta banda destacam-se pelos figurinos fora do comum e pela energia eletrizante.
Os Finale são uma banda punk espanhola, vinda de Valencia, com uma grande influência dos primórdios do punk espanhol, da década de 1970. Em 2021 editaram o seu EP de estreia, “225 o.p.m”.
Os 5a Punkada são os representantes nacionais do cartaz. A banda formada na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra partiu do sonho do vocalista Fausto Sousa de ser uma estrela rock. Em 2021 lançaram o seu primeiro álbum, “Somos Punks ou Não?” e, em maio de 2023, partilharam palco com os Coldplay no último concerto da banda britânica em Coimbra.
Conheça o Cartaz final do Luna Fest 2023:
16 de agosto
THE DSM IV
Robert Görl & Daf
The Undertones
The Speedways
John Cale & Band
17 de agosto
Oh! Gunquit
The Black Lips
Finale
Buzzcocks
La Élite
Hickoids
18 de agosto
La Femme
The Phobics
The Damned
Os Fleshtones
The Star Spangles
19 de agosto
5a Punkada
Eel Men
Dissidenten
Martin Dupont
A Certain Ratio
The Rezillos
20 de agosto
Ruts DC
Gang of Four
Devo
The Only Ones
Yummy Fur
Bruno & The Outrageous Methods Of Presentation
Veja o vídeo de apresentação do evento:
Veja o vídeo com Victor Torpedo, organizador do Luna Fest Coimbra:
Related Images:
PUBLICIDADE