Extra
Kombucha: conheça os benefícios desta “nova” bebida
Já ouviu falar em kombucha? Trata-te de uma bebida cada vez mais popular. Apesar de já existir há muito tempo, só recentemente é que tem atraído mais atenção em Portugal, pelo vasto conjunto de benefícios que apresenta.
Esta bebida tem conquistado novos mercados e tem conseguido conquistar no nosso país um leque de apreciadores mais alargado. Por isso, nos últimos anos têm surgido várias marcas a apresentarem a sua versão de kombucha.
Kombucha é uma bebida que consiste num chá fermentado. A kombucha passa por um processo de fermentação que é realizado a partir do chá adoçado. Ele é fermentado por leveduras e bactérias benéficas para a saúde.
A fermentação desta bebida é realizada a partir da infusão de um chá (pode ser chá verde ou chá preto) que pode ser adoçado com uma fonte de glicose, açúcar, fruta ou ambos.
No processo de produção típico desta bebida, há uma adição de sacarose (isto é, açúcar) e de SCOBY (este nome é uma sigla para Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast). A cultura sintrófica de leveduras e bactérias é frequentemente usada na produção de diversos alimentos e bebidas tradicionais.
Existe a kombucha de 1ª fermentação e a kombucha de 2ª fermentação. Esta última pode revelar-se mais agradável e saborosa, com a inclusão de outros ingredientes. A base da kombucha é simples. Esta é chamada de primeira fermentação.
Posteriormente, na kombucha de segunda fermentação, podem ser integradas frutas, nomeadamente: ananás, laranja, morango, limão, pera, uva.
Além de frutas, podem adicionar-se outros alimentos, como gengibre e ervas, por exemplo. Estes alimentos concedem à bebida um sabor distinto e também contribuem para aumentar o leque de benefícios que gera.
Geralmente, as frutas e outros ingredientes a usar na bebida devem ser adicionados à base da kombucha já pronta. Na fase da fermentação, a kombucha irá ficar gaseificada, contribuindo para que a bebida se assemelhe a um refrigerante.
Na fermentação, ocorre a produção de oxigénio, tornando a bebida ligeiramente gasosa, revelando-se uma espécie de refrigerante natural com sabor idêntico ao de um espumante. A melhor forma de apreciar kombucha é beber a mesma gelada.
Esta bebida de nome curioso só tem ganho destaque em Portugal nos últimos anos. No entanto, a kombucha é uma bebida com muita história. Conta mais de 2000 anos…
Embora se desconheça ao certo qual é a origem da kombucha, as evidências apontam para que a bebida tenha surgido no continente asiático, mais precisamente na China, nos séculos ainda antes de Cristo.
Posteriormente, a kombucha foi ganhando destaque. Através da Rota da Seda, a kombucha espalhou-se pelo mundo. As características peculiares da kombucha tornam-na numa bebida única. Além dos benefícios que gera, apresenta um sabor que é bem acolhido pelos consumidores.
Kombucha não é um “elixir da saúde”. No entanto, esta bebida quase que pode funcionar como um remédio caseiro. Esta bebida apresenta diversas propriedades que tornam a kombucha num precioso aliado da saúde.
Nesta bebida, podemos encontrar vitaminas do complexo B (nomeadamente, vitaminas B1, B2, B6, B12), além de vitamina C e dos populares probióticos. Estes elementos atuam no nosso organismo como anti-inflamatórios e são parte das razões que tornam esta bebida tão benéfica para a nossa saúde.
O consumo de kombucha é bastante benéfico para a saúde. Beber chá regularmente permite fortalecer o organismo. O sistema imunológico fica fortalecido com o consumo regular e moderado desta bebida. Além de melhorar o funcionamento intestinal, a kombucha ajuda na produção de urina, combate a gastrite, as bactérias e os fungos, ajuda a aliviar e prevenir o reumatismo e artrite, reduz o stress e ajuda a prevenir infeções urinárias.
A bebida já se encontra à venda em supermercados e, além do sabor tradicional da kombucha, poderá agora escolher esta bebida com sabores variados de frutas e especiarias.
Related Images:
PUBLICIDADE