Justiça

Jovens burlavam restaurantes com truque do reembolso falso

Notícias de Coimbra | 46 minutos atrás em 29-04-2025

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje quatro homens suspeitos de se apoderarem de mais de 55 mil euros através da prática reiterada de crimes de burla qualificada, de que foram vítimas proprietários de estabelecimentos comerciais da área da restauração da zona Norte e Centro do país.

Os suspeitos contatavam as vítimas através de telefone, identificando-se como funcionários da uma empresa fornecedora de energia elétrica e comunicavam a existência de créditos pendentes, no âmbito de contratos de fornecimento de que poderiam ser reembolsados de imediato utilizando o equipamento TPA de cada restaurante.

Durante a conversa mantida por telefone, os alegados autores forneciam indicações concretas sobre como deveriam proceder ao preenchimento dos dados a inserir no TPA de que não resultava qualquer reembolso para o comerciante, mas antes um prejuízo do mesmo valor.

PUBLICIDADE

No âmbito desta investigação, iniciada há cerca de um ano, a PJ realizou quatro buscas domiciliárias, todas na área do concelho de Vila Nova de Gaia, visando um grupo que se dedica à prática destes crimes.

A investigação deverá prosseguir para identificação de outras vítimas e autores.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 19 e 22 anos, serão presentes perante as autoridades judiciarias na comarca de Porto Este, para aplicação de medida de coação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE