Coimbra
Jovem de Oliveira do Hospital conquista prémio com projeto sobre requalificação dos subprodutos das queijarias
Terminou o 27º Concurso para Jovens Cientistas, culminando na 13ª Mostra Nacional de Ciência, da responsabilidade da Fundação da Juventude.
PUBLICIDADE
Na categoria de segundos prémios, o projecto “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, de Rodrigo Carvalho, foi eleito pelo júri.
Rodrigo Carvalho ecebeu 1000 euros e vai representar Portugal na Mostratec, no Rio Grande do Sul, no Brasil, em outubro de 2019.
João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz, da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, são os vencedores da 13ª Mostra Nacional de Ciência, com um projecto sobre a produção sustentável de plásticos.
O resultado nesta competição, que decorreu na Alfândega do Porto, garante um prémio de 1250 euros e uma viagem até Sófia, na Bulgária, onde representarão Portugal no Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas -EUCYS.
O primeiro prémio foi também partilhado com outro projecto, de dois jovens da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, João Álvares e Ana Moreira, que apresentaram um trabalho sobre ondas gravitacionais que teve por base a análise da colisão de dois buracos negros, em 2015, e a colisão de duas estrelas de neutrões, em 2017.
Ao prémio monetário de 1250 euros junta-se ainda uma viagem à Califórnia, em Maio de 2020, onde vão representar Portugal no ISEF.
A avaliação e a seleção dos trabalhos foram realizadas por um Júri coordenado pela Ciência Viva, o qual integra professores, investigadores e personalidades de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.
Related Images:
PUBLICIDADE