A Presidência Aberta de José Manuel Silva, ao nível da gastronomia, prosseguiu no presente ano. Desde janeiro que o presidente da câmara já visitou dezenas de espaços de restauração, tendo na grande maioria dos locais colocado a fatura respetiva.
Depois do relatório de 2024, o Notícias de Coimbra foi dar uma vista de olhos por onde José Manuel Silva e restante equipa andam a tomar as suas refeições a nível concelhio.
A “Adega do Pereira” em Sandelgas foi o primeiro ponto de encontro gastronómico de José Manuel Silva no presente ano. Uma visita que aconteceu depois de uma visita aos Casais de Vera Cruz e que proporcionou como refeição uma feijoada “sem sal”.
PUBLICIDADE
“Não sei porque adicionam sal, faz mal à comida e à saúde!!”, disse. A diária teve um custo de 10 euros.








Na visita ao restaurante “Verde Moinho” em Casal do Lobo, o presidente elegeu a pizza vegetariana para o almoço. Uma refeição que contou com a presença do “dream team” e que serviu para conhecer o “vereador mais novo” (filho da vereadora Ana Cortez Vaz).
A fatura mostrada não refere nenhuma pizza, mas sim pão, cogumelos, entradas, cerveja e cafés no valor de 17 euros.













A ronda pelos restaurantes do concelho teve uma paragem no Dom Duarte 2 ao Bairro Norton de Matos. No dia 22 de janeiro, almoçaram e conversaram. “Comemos muito e bem!”, garante, recordando que “a equipa está motivada e tem muitas razões para isso!!”.
Sobre a refeição, indica que “a dose de garoupa grelhada, sem sal, deliciosa, deu para o almoço de hoje e a segunda posta vai dar para o almoço de amanhã”. Não há registo de fatura desta refeição.





No final de janeiro (dia 29), a “equipa” contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia. O repasto teve lugar no “Herbert’s”, tendo José Manuel Silva optado por comer um peixe “sem sal, excelente”.
“Acreditem, o peixe já sai deliciosamente temperado do mar, não precisa de sal!”, frisa. Esta refeição teve um custo de 9 euros.













O “retemperador almoço da equipa” (sem Carlos Lopes) de 5 de fevereiro decorreu no restaurante “Cantinho do Reis”. Um “ícone” da cidade que é gerido pelo “Sr. Reis, um mago da cozinha e um nato relações públicas”.
“É um velho amigo de muitos anos, merecidamente medalhado pela sua amada Coimbra”, disse, referindo que a refeição desse dia foi “cabeça de corvina sem sal, para três”, a qual “estava deliciosa!”. Preço final: 10 euros.















Na hora de almoço de 13 de fevereiro, todo o executivo esteve reunido na Praça do Mercado do Mercado D. Pedro V. “A minha dourada sem sal estava excelente”, referiu o autarca que aproveitou o post para convidar os interessados a deslocarem-se até este espaço comercial.
No final pagou 16,29 euros, tendo a fatura revelado 1,81 euros de desconto.




Nos posts de José Manuel Silva, ficamos também a saber que o seu almoço habitual é “biológico, sem sal e com poucas calorias”.
Na foto sobre a refeição, que terá decorrido num dos espaços do Município, está um pão, um iogurte grego de Framboesa e Romã, duas laranjas, uma maçã, marinheiras sem sal, um frasco com frutos secos e uma garrafa térmica com chá caseiro.
Já que estamos a falar nas preferências do presidente ao nível gastronómico, continuamos a aguardar pela refeição nos espaços onde habitualmente comem (Casa do Pessoal) os trabalhadores da autarquia.

O almoço de 19 de fevereiro contou com duas baixas do executivo (Carlos Lopes e Miguel Fonseca) e realizou-se na Baixa de Coimbra. “João dos Leitões” foi a escolha do autarca para uma refeição que, de acordo com José Manuel Silva, contou com “batatas sem sal”.
“Comparando com o almoço habitual, a dose de proteínas de hoje dá para vários dias. Duas peças de fruta ao jantar serão suficientes (a lei das compensações…)”, refere. O almoço teve um preço de 24 euros, tendo o autarca preferido consumir o prato de leitão acompanhado de… água.
Carla Daniela Ribeiro questionou-o sobre o consumo de água, tendo José Manuel Silva respondido que “não é adepto de vinho à hora de almoço quando me espera uma longa e exigente tarde de trabalho”.












A 26 de fevereiro, o presidente foi almoçar com parte do executivo – faltou Francisco Veiga – no restaurante Sal & Tal em Cernache. No post colocado na página pessoal do facebook, referiu que comeu “uma costeleta sem sal” que dava para duas pessoas.
Só que a fatura publicada no valor de 24,90 euros refere que o prato principal foi arroz de cogumelos e que a refeição contemplou ainda uma sobremesa. Por isso, no final do post, afirma que irá “voltar às laranjas” no dia seguinte.











O mês de março arrancou com uma visita ao “Padeirão” em Eiras. Neste espaço, e com a equipa completa, fizeram um brinde, garantindo que estão “juntos e preparados para tudo!”.
A ementa permitiu a degustação da “deliciosa cozinha tradicional portuguesa”, tendo a escolha do presidente da câmara recaído em lulas “saborosas sem sal”. O valor da refeição, de acordo com a fatura, foi de 12 euros.














A 21 de março, a reunião da equipa (apenas Ana Bastos e Francisco Veiga) ao almoço teve lugar no Seminário Maior de Coimbra.
O convite partiu do diretor Padre Nuno Santos e, para além da refeição, houve tempo para conhecer “um dos mais belos edifícios históricos de Coimbra, agora também com uma vertente de hotelaria e restauração”. “Boa comida e uma verdadeira antecâmara do paraíso”, afirmou, sem dar a conhecer a ementa.




















A última sexta-feira do mês de março contou com uma refeição no restaurante “Mercado” sediado no Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC). “É garantia segura de qualidade! Delicioso!”, referiu.
Sobre a refeição, disse que o “gentil garçom ficou convencido que o peixe sem sal é mais saboroso do que com sal!”. O preço da refeição (a dividir por 4), de acordo com a fatura, foi de 27,58 euros.
Como sempre acontece nestes momentos, voltou a frisar que “a equipa, essa, está de excelente saúde e motivada para o trabalho”, apesar de só aparecerem nas imagens os vereadores Ana Cortez Vaz e Miguel Fonseca e o chefe de gabinete Nelson Cruz.












PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.