Coimbra
José Manuel Fernandes recebe Prémio Joaquim de Carvalho
Na próxima sexta-feira, dia 13 de novembro, pelas 12 horas, tem lugar a cerimónia de entrega doPrémio Joaquim de Carvalho (6ª edição), na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC).
O Prémio Joaquim de Carvalho foi atribuído por um júri multidisciplinar à obra “Carlos Ramos – arquiteturas do século XX em Portugal”, do Arquiteto José Manuel Fernandes.
O júri deste Prémio, que pretende distinguir trabalhos realizados no âmbito da investigação ou da divulgação científica (art. 1º do Regulamento), entendeu que a obra tem «um extraordinário interesse cultural, dirigindo-se não apenas ao público da arquitetura, mas também a um horizonte mais vasto de leitores, das Artes, em geral, às Ciências e ao Urbanismo.»
Trata-se de uma obra de divulgação que reafirma a história e a historicidade como elementos fundamentais de compreensão das principais obras e projetos da arquitetura portuguesa do século XX.
«Sendo a arquitetura uma das Artes que mais e melhor projeta Portugal na Europa e no Mundo, este livro torna evidente que a “boa arquitetura” tem um trajeto e que há muito mantém um diálogo profundo com os modernismos. A extraordinária obra da “dinastia Ramos” confirma-o plenamente», realça o júri.
Acresce a qualidade visual do livro e a inserção criteriosa de fotografias e plantas dos edifícios, trabalho em que releva o talento de Ana Janeiro, fotógrafa de arquitetura.
Este livro dá continuidade à «extraordinária obra do arquiteto José Manuel Fernandes e ao seu singular contributo para a construção científico-cultural de uma arquitetura dotada de memória, enraizada nos territórios e comprometida com um urbanismo de forte intenção social», conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE