Primeira Página
José Manuel Bandeira é o candidato da CDU à câmara de Góis
O bancário reformado José Manuel Bandeira, de 62 anos, é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Góis, com o objetivo de “inverter o despovoamento” daquele concelho, disse o próprio à agência Lusa.
“Desde 1981 até 2020, o concelho de Góis perdeu 59% da população e medidas não há nada”, afirmou.
PUBLICIDADE
José Manuel Bandeira, que é candidato independente, é licenciado em história, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O candidato propõe, de modo a desenvolver o concelho, melhorar a acessibilidade, através da “recuperação da [Estrada] Nacional 342, com ligação a Miranda do Corvo”, onde há ligação à autoestrada A13.
Para combater a desertificação, o cabeça de lista da CDU defende a necessidade de ter “vias de comunicação que liguem o concelho ao mundo e que liguem o mundo a Góis. Deve ser dos poucos concelhos que não tem uma via rápida, um IC [itinerário complementar], um IP [itinerário principal], uma autoestrada a passar perto”.
Caso seja eleito, pretende reunir com vários municípios de modo a criar uma ferrovia, aproveitando o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Precisávamos de ter uma linha de comboio de Serpins a ligar a Carregal do Sal, para nos ligar à linha da Guarda para as exportações”, sustenta.
Outro dos problemas, sublinha, é a falta de “fibra ótica dentro das casas”, fator que contribui para “atrapalhar o desenvolvimento” e para “não atrair pessoas” para o concelho.
José Manuel Bandeira defende que o município deixe a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), designadamente por provocar mais custos para os munícipes na fatura da água e por “afastar as pessoas, que vão para outros concelhos”.
O candidato pretende “ouvir a população” de modo a ir ao encontro das suas necessidades e “resolver os seus problemas”.
A coligação que junta o PCP e o PEV também já apresentou como candidato a presidente da Assembleia Municipal de Góis o militante do PCP e empresário José Carlos Barata Fernandes, de 70 anos.
As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.
O atual executivo municipal de Góis, no interior do distrito de Coimbra, é presidido pela socialista Lurdes Castanheira, que está a terminar o terceiro mandato, é constituído por dois eleitos do PS, dois do Grupo de Cidadãos Eleitores Independentes por Góis e um do PSD.
Para além de José Manuel Bandeira (CDU), concorrem também à liderança do município de Góis o atual vice-presidente, Graciano Rodrigues (PS), e os vereadores Rui Sampaio (PSD) e José Rodrigues (Independentes).
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE