Desporto
José Peseiro em Caracas espera que os seus pombos-correio cheguem a Portugal
São mais de 60 mil pombos-correio que partem hoje para Espanha de onde vão ser soltos no próximo sábado para, em voo, regressarem aos seus pombais, espalhados pelo país. Entre os pombos que participam, nesta que é a maior solta da Europa, estão 40 “atletas” do treinador de futebol José Peseiro.
Peseiro está em Caracas a treinar a seleção da Venezuela, mas, entre hoje e sábado, vai estar com o coração na Península Ibérica. O treinador tem também uma equipa de Columbofilia, a Sóbrinca, e em Coruche, onde tem o seu pombal, vão estar os seus adjuntos a ver chegar os pombos-correio que terão de percorrer mais de 700 km.
Numa entrevista à Federação Portuguesa de Columbofilia, que divulgamos neste vídeo, Peseiro conta que vai acompanhar tudo através de um sistema de mensagem que lhe permite registar a chegada de cada pombo ao pombal de sua casa. Fala também deste “vício que não se trata” que é a Columbofilia, uma modalidade que o emociona e o equilibra enquanto ser humano.
Os pombos-correio em competição nesta prova representam 14 associações distritais, 400 clubes e 8.000 columbófilos portugueses. Partem esta quinta-feira, dia 20, à noite, em camiões TIR preparados para o efeito, até Valência del Cid, em Espanha.
Os pombos serão soltos, no sábado, dia 22 de maio, de manhã, junto ao autódromo Ricardo Tormo, em Cheste (Valência) para regressarem em voo aos seus pombais, localizados nos diferentes distritos de Portugal. Está prevista a sua chegada ao longo do dia de sábado.
Related Images:
PUBLICIDADE