Cidade
Quem é o “melhor candidato da oposição a Coimbra?”
O diário As Beiras publica na sua edição deste dia 26 de janeiro uma sondagem intitulada “quem é o melhor candidato da oposição a Coimbra?”. O jornal pretenderia quem é que do PSD/CDS pode retirar o socialista Manuel Machado da Presidência da Câmara Municipal de Coimbra?
“A sondagem centra-se nas opções de candidatura a apresentar pelos partidos à direita do espetro político-partidário”, o que justificará a ausência do putativo candidato do PCP, mas o “independente” Ferreira da Silva (CPC) aparece no meio de de uma lista com 7 figuras ligadas ao PSD e CDS.
PUBLICIDADE
Álvaro Amaro, João Moura, Margarida Mano, Martins Nunes, Jaime Ramos, Luís Providência e Margarida Mano são apresentados como eventuais cabeças de lista de uma coligação PSD/CDS.
Segundo Paulo Marques, o autor da notícia, os nomes propostos são “uma escolha editorial do jornal e tem como base as informações recolhidas, em dezembro, sobre as possíveis escolhas de PSD e de CDS”. O jornal da Fapricela reconhece que desta lista de eventuais candidatos à liderança da Câmara Municipal de Coimbra deixa de fora nomes como Poiares Maduro e José Manuel Silva. João Barbosa de Melo, ex-presidente da CMC, candidato derrotado nas últimas eleições e líder da bancada PSD também não aparece no inquérito.
Álvaro Amaro (12,88%) é o mais votado. É seguido de perto por Margarida Mano (11,50%). Jaime Ramos tem cerca de metade dos “votos” (6,63%). O centrista Luís Providência é mais desejado do que Nuno Freitas, João Moura ou Martins Nunes!
Nas autárquicas de 2013 o CDS com Luís Providência obteve 4,20%, o PPD/PSD.PPM.MPT 27,95%, a CDU 13,93%, o CPC 10,94% e o PS 33,82%.
O jornal reconhece e explica que “É muito relevante, entretanto, a enorme percentagem de inquiridos que optam por não responder ou por dizer que “Não sabem”. São quase 60 por cento, o que revela, por um lado, forte indecisão e, por outro, algum alheamento e/ ou desconhecimento, por parte do eleitorado”.
Mais de 40% dos inquiridos não sabem se uma eventual coligação PSD-CDS tem condições para recuperar Coimbra.
Apesar do jornal escrever em letras garrafais que a sondagem foi efectuada pela PoolLab Coimbra Business School (entidade não credenciada), na ficha técnica é indicado que o estudo é da “Responsabilidade da G.Triplo, Lda., com a colaboração do PolLab, Centro de Estudos e Sondagens da Coimbra Business School – ISCAC”. Paulo Noguês, (um destacado membro da Maçonaria) foi o responsável técnico, adianta o jornal dirigido por Agostinho Franklin,
Related Images:
PUBLICIDADE