Vamos
Jornadas Europeias do Património com bastante participação na Lousã
Nos dias 22 a 24 de setembro realizaram-se as Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema “Património Vivo”.
A Câmara Municipal da Lousã, em estreita colaboração com a Irmandade de N.ª Sr.ª da Piedade, decidiu associar a este tema o Conjunto Patrimonial das Ermidas de N.ª Sr.ª da Piedade. Este é um local que faz parte do nosso património cultural, com origem documentada ao séc. XVI, onde tem lugar, regularmente, uma prática que tem sido transmitida de geração em geração, adaptando-se, continuando viva e constantemente recriada pela comunidade.
PUBLICIDADE
Foram várias as atividades desenvolvidas, com visitas guiadas às capelas em cada dia, apoio aos visitantes com texto de enquadramento, realização de pic-nic, aberto, no terreiro da Capela de S. João no dia 23 e iluminação noturna e à janela do Museu, dos objetos do acervo do Museu Municipal da Lousã, Prof. Álvaro Viana de Lemos, colocando-os em local de destaque, nomeadamente uma tela de J. Eliseu (filho) e uma escultura Pietá.
Durante estes dias, foram várias as visitas guiadas a visitantes ao santuário, surpreendidos pela iniciativa, muitos em passeio para a Serra, demandando os percursos em direção ao Cruzeiro e às Aldeias do Xisto.
No dia 23, sábado, realce para a colaboração dos Ranchos Folclóricos do Concelho, nomeadamente o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vilarinho e o Rancho Folclórico Flores de Serpins, para um pic-nic partilhado e aberto a todos.
As Jornadas Europeias do Património celebraram o património oral e imaterial que teima em se manter vivo e na memória de todos.
Related Images:
PUBLICIDADE