Coimbra

Jorge Reis-Sá vence 18.ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 19-03-2025

O Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024 foi atribuído a Jorge Reis-Sá pela sua obra Prado do Repouso e o Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro 2024 foi concedido a Fernando Guimarães.

A cerimónia oficial de entrega de prémios desta iniciativa anual, que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no próximo dia 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e contará com a presença dos autores vencedores.

PUBLICIDADE

publicidade

Publicada em 2024 pela editora Casa dos Ceifeiros, “Prado do Repouso” reúne 25 anos de produção poética de Jorge Reis-Sá (Vila Nova de Famalicão, 1977), que reflete a evolução poética do autor, oferecendo uma visão abrangente do seu percurso literário. Licenciado em Biologia, fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009. É atualmente consultor editorial de várias instituições e editoras. Estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, sendo também colaborador para algumas revistas.

PUBLICIDADE

O seu romance “Todos os Dias” (2006) foi considerado um dos livros do ano pela revista Os Meus Livros e sua obra já foi traduzida para italiano e editada no Brasil. Organizou a maior antologia de poesia portuguesa e publicou vários livros, incluindo “Francisco, de Roma a Jerusalém” (com Henrique Cymerman) e “A Definição do Amor” (2015).

Nos últimos anos, dedicou-se também à literatura infantil e juvenil. Em 2022, venceu o Grande Prémio do Conto da Associação Portuguesa de Escritores com “A Hipótese de Gaia”. Apresenta o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3 e está a realizar um doutoramento em História da Ciência.

“A polifacetada intervenção cultural de Jorge Reis-Sá culmina na sua multifacetada criação literária de confronto com as situações-limite propiciadas pelas novas tecnologias e com vidas de rotina e perda, mas também do sentido da sobrevida, da busca de resgate na memória afectiva e no mistério do amor infindo”, afirma José Carlos Seabra Pereira, presidente deste júri deste prémio literário, que é ainda composto por Isabel Pires de Lima, Isabel Lucas, Mário Cláudio e António Carlos Cortez.

O júri atribuiu ainda o Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro 2024 ao poeta, tradutor literário e ensaísta Fernando Guimarães.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE