Primeira Página
Jogos Arcade do Castelo Mágico mudam de lugar a pedido da Diocese
O Município de Montemor-o-Velho e a promotora do Castelo Mágico decidiram recolocar a exposição de jogos Arcade noutra zona do castelo. A instalação no interior da Igreja de Santa Maria de Alcáçova, no âmbito deste parque temático, provocou bastantes críticas, tendo motivado mesmo um pedido para a sua deslocalização por parte do Vigário Geral da Diocese, Padre Manuel Ferrão. “A presente decisão foi tomada em nome do respeito institucional”, referem os promotores, mas apontam críticas ao facto de nenhum representante da Igreja ter visitado a exposição, “bem como as regras implementadas, por forma a se formar um juízo de valor isento e justo sobre a referida exposição”.
Em nota publicada na página da rede social Facebook, é ainda repudiada “de forma clara e objetiva a ação que alguns membros da comunidade católica estavam a preparar para 8 de dezembro, às 16:00, com o único intuito de provocar e desestabilizar o evento Castelo Mágico”.
PUBLICIDADE
Os promotores relembram que “qualquer munícipe que queira realizar qualquer atividade no espaço do Castelo de Montemor-o-Velho, incluindo a Igreja de Santa Maria de Alcáçova, se deve sujeitar às normas em vigor, devendo pedir autorização escrita previamente ao Município de Montemor-o-Velho, obrigação extensiva à Igreja Católica”.
“Neste momento, imperou o bom senso de quem não quer confrontos, com quem quer que seja nem perturbar o espírito desta quadra natalícia”, referem, ao mesmo tempo que lamentam a polémica em torno de um evento que tem recebido “críticas favoráveis de quem efetivamente o visitou e vivenciou”. “Tivemos duas reclamações orais, de duas pessoas que lá foram só com esse único fim, que não assumiram reduzir a escrito sobre a exposição arcade e realidade virtual”, referem.
A nova localização do espaço Arcade não foi referida no comunicado, mas dizem que o espaço está a ser preparado para o efeito, “agora com plena utilização e sem restrições”.
Recorde-se que a instalação do espaço Arcade no interior da Igreja de Santa Maria de Alcáçova motivou fortes críticas nas redes sociais, havendo mesmo quem acusasse os promotores de terem transformado o espçao de culto “numa Igreja Pseudo-Casino, Salão de Jogos para crianças”.
No dia da inauguração, a opinião dos presentes foi bastante positiva, considerando mesmo o espaço de “fantabulástico”.
Comunicado na íntegra
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a inauguração da exposição Arcade no Castelo Mágico
Related Images:
PUBLICIDADE