Coimbra
João Pedro Pais, Tindersticks e muito mais para ver em fevereiro no Convento São Francisco
O Convento São Francisco apresenta uma programação bem diversificada para o mês de fevereiro, com exposições, oficinas, visitas guiadas, concertos e teatro para todos os públicos.
A música está em destaque, com os concertos de João Pedro Pais, Tindersticks e Pedro Moutinho, mas também para o concerto de abertura do V Coimbra World Piano Meeting, no dia 2 de fevereiro, às 18h00, na antiga igreja do Convento São Francisco. A peça de teatro “Vidas Íntimas”, dos Artistas Unidos, vai estar no grande auditório no dia 8 de fevereiro, pelas 21h30. O mês encerra com o Bossarenova Trio, no dia 28 de fevereiro, pelas 21h30, na antiga Igreja do Convento São Francisco. Um concerto imperdível, que promete celebrar os grandes nomes da Música Popular Brasileira.
As propostas são muitas e variadas para visitar o Convento São Francisco em fevereiro. A programação arranca logo no dia 1, com o concerto “ars ad hoc 0202”, que se centra no universo de dois compositores bem distintos entre si, Ludwig van Beethoven e Luís Antunes Pena, e será protagonizado por cinco jovens músicos portugueses. Está marcado para as 21h30, na antiga igreja. No dia seguinte, no mesmo espaço, realiza-se o concerto de abertura do V Coimbra World Piano Meeting, pelas 18h00. Um concerto interpretado pela Orquestra Clássica do Centro e dirigido pelo maestro Jan Wierzba, que irá homenagear Beethoven, no ano em que se comemora os 250 anos do seu nascimento.
Continuando na música, Pedro Moutinho sobe ao palco da antiga igreja do Convento São Francisco no dia 7 de fevereiro, às 21h30, para apresentar o seu sexto álbum, “Fado ao Contrário”. Já no dia 13, pelas 21h30, o mesmo palco será ocupado pelo projeto “The Selva + Madalena Matoso e Rita Thomaz”, uma performance do coletivo OSSO protagonizada pelo trio de improvisação livre que junta Ricardo Jacinto e Gonçalo Almeida, no violoncelo e contrabaixo, e Nuno Morão, na bateria. Os concertos previstos para fevereiro na antiga igreja do Convento São Francisco terminam no dia 28, pelas 21h30, com o Bossarenova Trio, que junta a voz da brasileira Paula Morelenbaum e dois músicos alemães excecionais, o pianista Ralf Schmid e um dos melhores trompetistas europeus na atualidade, Joo Kraus. O concerto promete uma viagem aos grandes temas da Música Popular Brasileira.
Ainda na música, João Pedro Pais estreia-se no palco do grande auditório do Convento São Francisco, no dia 14 de fevereiro, pelas 22h00, para apresentar as suas novas canções e celebrar o Dia dos Namorados, num espetáculo muito especial inserido no Festival ‘Montepio às vezes o amor’, uma festa de música e emoções que, nos dias 14 e 15 de fevereiro, vai espalhar amor de Norte a Sul do país. Na sexta-feira seguinte, dia 21 de fevereiro, é a vez dos Tindersticks pisarem o palco do grande auditório, pelas 21h30, para apresentarem aquele que será o seu 11º álbum e que deverá ser lançado no outono deste ano. Será assim o regresso dos britânicos a Portugal, onde atuaram pela última vez em 2016.
Mas há muitas outras ofertas na programação de fevereiro do Convento São Francisco e o teatro é uma das que se encontra em destaque.
No dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, no grande auditório, os Artistas Unidos apresentam a sua mais recente peça, “Vidas Íntimas”, inspirada na obra de Noël Coward. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a peça de Catarina Requeijo, “É pró menino e prá menina”, vai estar na Black Box do Convento São Francisco, às 16h00. Uma proposta para as famílias, que poderão assistir a este espetáculo que aborda várias questões colocadas pelas crianças sobre os mundos das meninas e dos meninos. Um mundo cheio de estereótipos e etiquetas, que eles questionam, e com regras estabelecidas que eles desafiam, descobrindo um lugar novo onde todos podem ser o que quiserem.
Os mais novos contam ainda com outras propostas atrativas, como o Concerto para Bebés “O Entrudo de Fraldas”, no dia 9 de fevereiro, às 10h00, na antiga igreja, ou uma visita guiada ao espaço do antigo convento, para todas as idades, também no dia 9 às 16h00. As VIA – Visitas Invasor Abstrato são visitas orientadas que desafiam a criatividade e o poder de interpretação. Estas visitas levam ainda os seus participantes a procurarem descodificar o universo artístico do coletivo OSSO (responsável por duas instalações e quatro performances no Convento São Francisco), partindo à descoberta de conteúdos e de conceitos explorados nas instalações “Campo Próximo” e “Belo Horizonte“, que se encontram respetivamente na Galeria Pedro Olayo (Filho) e Welcome Center do Convento São Francisco, até ao dia 22 de março.
A programação de fevereiro contempla ainda duas oficinas. “Um dia no Convento” vai decorrer no dia 26 de fevereiro, às 9h30, e é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos. A ideia é fazer um périplo pelo espaço do Convento São Francisco, ocupando a manhã com o mundo dos bastidores, e a tarde com uma nova oficina, “Cor de Som quando Foge”, de Ricardo Falcão e António Bexiga. Essa está marcada para as 14h30 e é dirigida também a crianças dos 6 aos 12 anos. O seu objetivo é desenvolver a inesperada capacidade de usarmos todos os sentidos para descodificar o som que entra pelas nossas orelhas.
Related Images:
PUBLICIDADE