Primeira Página
João Manzarra prova doce na Lousã: “É o melhor pastel que já comi na vida”

Imagem: Filomena Cautela / Facebook
João Manzarra e Filomena Cautela passaram a última semana a explorar os recantos da região Centro, com paragem obrigatória em Góis e na Lousã, onde aproveitaram para conhecer de perto o que de mais autêntico o território tem para oferecer.
Durante o fim de semana, os dois rostos bem conhecidos da televisão portuguesa estiveram na icónica aldeia do xisto do Talasnal, na Serra da Lousã, um dos destinos mais procurados por quem procura natureza, tradição e boa gastronomia. Entre ruas de pedra e paisagens de cortar a respiração, houve tempo para uma paragem saborosa n O’ Retalhinho, um espaço acolhedor onde provaram especialidades locais.
João Manzarra não resistiu ao famoso pastel “O Retalhinho”, um doce artesanal feito à base de castanha e amêndoa, segundo Maria José Sousa, proprietária daquele espaço, que tem a receita patenteada. Também possui as Casas da Ursa, alojamentos turísticos situados no coração da serra. O pastel encantou o apresentador, que se mostrou visivelmente surpreendido com a combinação de sabores rústicos e autênticos: “É o melhor pastel que já comi na vida!”.
PUBLICIDADE
Filomena Cautela partilhou no Facebook algumas reflexões e apontamentos que foi escrevendo durante esta escapadinha pelo Centro de Portugal. Numa publicação onde revela momentos de introspeção e crítica social, escreveu: “Coisas que fui escrevendo em folhas soltas, cadernos e que fui pensando nos últimos dias passados a caminhar com dois docinhos. O Manzarini terá novidades em breve. Doce de abóbora com pimentos padrón… ponto. Talvez o fim seja atravessar, fazendo o mínimo de mal possível ao mínimo de pessoas possíveis. Bode velho dá péssima chafana. Preciso de acabar a carta de Patroa de Costa. Caminhadas longas, boas conversas, comida diferente e gente boa. Está aí a receita. Se o caso da Cambridge Analytica foi comprovado, se cada vez que se entra no Twitter mesmo quem não segue o Elói tem constantemente as suas publicações a aparecer no topo do feed, não é evidente que o controlo do algoritmo e a propagação de mentiras e desinformação nas redes sociais é a grande razão para a ascensão da extrema-direita corrupta, xenófoba, que quer dar ainda mais poder aos mais ricos do mundo? É justo dizer nesta altura: quem ainda quer votar em partidos da família política do Trump ou é profundamente ignorante e desatento, tem o algoritmo todo afanado, ou quer ver o mundo a arder?”.
A visita contribuiu para reforçar o valor turístico e cultural da região, provando que a Lousã e Góis continuam a ser destinos de eleição para quem procura autenticidade, ligação à terra e momentos memoráveis.
Veja aqui a publicação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE