Coimbra
João Ataíde suspende mandato na Câmara da Figueira da Foz para integrar Governo
João Ataíde suspende mandato na Câmara da Figueira da Foz para integrar Governo
PUBLICIDADE
Figueira da Foz, Coimbra, 11 abr 2019 (Lusa) – O presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, anunciou a suspensão do mandato autárquico para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente, cuja tomada de posse está agendada para as 18:00 de hoje.
“Com a mesma ponderação e responsabilidade com que abracei este desafio [autárquico], decidi aceitar o convite para continuar a servir a causa pública na administração central, na certeza de que a equipa que me acompanhou está em condições de assegurar a continuidade de uma gestão [municipal] competente, transparente e rigorosa”, declarou hoje João Ataíde, após o seu último ato autárquico.
Ataíde, que falava nos Paços do Concelho da Figueira da Foz, depois da apresentação da fase final do Campeonato da Europa de Futebol de Praia 2019 e 2020, salientou que a sua decisão “fecha um ciclo duro, mas estimulante”, de 10 anos de presidência de Câmara em que sai com “sentido de dever cumprido”.
“Em 2009, decidi sacrificar a minha vida pessoal para me dedicar por inteiro à Figueira e às figueirenses, com um projeto de futuro centrado nas pessoas, na transparência e controlo das contas municipais e na credibilização da autarquia”, disse o antigo juiz.
Numa declaração no salão nobre, João Ataíde recordou que o seu executivo herdou “uma Câmara que apresentava níveis de endividamento que colocavam em causa o bom nome da Figueira junto dos fornecedores, instituições e parcerias”.
“Num dos períodos mais difíceis da história do país, vivemos uma época de grande transformação e de progresso, com obra realizada, contas certas e transparentes e uma acentuada melhoria da imagem exterior da Figueira da Foz. Foi um trabalho duro e difícil, mas conseguimos recuperar a confiança através de um plano de reestruturação financeira e organização funcional de serviços, servindo melhor os munícipes com menos recursos”, sublinhou.
Questionado pelos jornalistas sobre uma alegada quebra de compromisso com a Figueira da Foz, João Ataíde respondeu que o seu compromisso “é com a causa pública” e que nestes desempenhos “não se podem negar estes convites”.
“Comprometi-me com a Figueira da Foz, mas compreendo que este desafio que me é lançado obriga-me também a ter disponibilidade para o desempenho destas funções”, disse o futuro governante.
O antigo juiz João Ataíde, que presidia à Câmara Municipal da Figueira da Foz desde 2009, será o novo secretário de Estado do Ambiente e tomará posse hoje às 18:00, anunciou na segunda-feira a Presidência da República.
Carlos Monteiro, até agora segundo do executivo, vai assumir o cargo de presidente da Câmara da Figueira da Foz.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE