Região

Javalis destroem plantações de milho no Louriçal e Marinha das Ondas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-09-2022

No espaço de 10 dias, Manuel Cordeiro sofreu duas  investidas de javalis. Residente em Matas, concelho do Louriçal, o agricultor está à “beira de um ataque de nervos” com o reiterado cenário de destruição. “Vieram cá outra vez esta noite, tem que haver uma solução”, disse o homem de 67 anos.

As plantações de milho nesta localidade estão a ser destruídas por javalis, uma situação que está a preocupar os produtores, que na sua maioria se dedica à agricultura de subsistência.

PUBLICIDADE

“Há mais pessoas a queixarem-se que eles andam nas terras, quer do lado da Marinha das Ondas, quer do lado do Louriçal”, acrescentou o agricultor, frisando “isto é uma praga e ninguém faz nada”.

Enquanto a destruição avança entre hectares de milho à passagem dos javalis, os produtores deitam contas à vida, perante um ano que até prometia ser de rendimento generoso. “O ano passado tirei 10 toneladas de milho, este ano só vou conseguir seis toneladas, disse Manuel Cordeiro”.

Para Elísio Cordeiro, outro dos agricultores lesados, os animais selvagens “estão a destruir muito mais do que já destruíram noutros anos, gerando prejuízos muito grandes”.

As espigas ainda em formação são as preferidas pelos animais. Os javalis passam o dia no mato e atacam as culturas à noite, em grupo ou isolados, “e cada vez mais próximo das casas, andam ali como se fosse tudo deles”, explica Irene Marques.

Veja os diretos NDC:

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE