O descontinuado restaurante “Varandas do Ceira”, localizado em Pego Negro, freguesia de Semide (Miranda do Corvo), tem novos proprietários.
Um casal israelita – palestiniano adquiriu o espaço na Estrada Nacional 17 (Estrada da Beira) e encontra-se a realizar obras de requalificação na fachada do edifício.
O espaço, anteriormente propriedade de um casal com ligações a Vila Nova de Poiares, é composto por um edifício principal com três pisos destinado à habitação, restauração, comércio e serviços. O complexo conta ainda com duas piscinas, uma para adultos com 250 metros quadrados e outra para crianças com 135 metros quadrados.
PUBLICIDADE
O edifício apresenta-se ainda com uma esplanada que oferece vistas panorâmicas sobre o rio Ceira.
A história do edifício remonta aos anos 80, quando a Câmara Municipal de Miranda do Corvo autorizou o funcionamento do espaço como café, restaurante e comércio.
Ao longo dos anos, o imóvel passou por diversas intervenções, incluindo, a pavimentação do acesso ao restaurante pela então Estradas de Portugal, hoje Infraestruturas de Portugal (IP). Mais tarde, realizaram-se obras de ampliação do edifício, com aumento da zona da copa e construção de anexos.
O espaço, que passou por diversos conceitos e gerências, teve grande êxito, mas terminou sem honra nem glória.
A localização, com vista para o rio Ceira e com áreas de lazer, proporcionava também um cenário instagramável para umas boas fotos.
Entre 2019 e 2020 chega à autarquia mirandense uma proposta de declaração de caducidade. O estabelecimento, que foi uma referência na região, fecha portas.
Eis que chega o ano de 2024 e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo defere a licença de averbamento da propriedade, tendo sido requerido a substituição dos titulares da autorização de utilização, como apurou o Notícias de Coimbra após consulta do processo na autarquia.






















Nesta nova fase, o casal planeará revitalizar o “Varandas do Ceira”. Os novos donos querem fazer deste espaço um restaurante e alojamento local.
As obras sofreram atrasos, mas, se tudo correr bem e conforme o previsto, o espaço abrirá até ao final do ano de 2025.
O NDC apurou que as piscinas serão mantidas em funcionamento pelos novos proprietários.
O “Varandas do Ceira”, com a sua renovação, promete retomar o seu lugar no coração de quem sempre o considerou um local especial.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.