Vamos

Já provou o Visconde de Mira? A doçura que todos falam

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 07-03-2025

O Visconde de Mira é mais do que um simples doce, é uma verdadeira tentação que carrega consigo a história e a alma de Mira.

Nascido da homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da região, o Visconde da Corujeira, este doce traduz o amor pela terra, pelos seus produtos e pelas suas gentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Criado com o intuito de perpetuar a memória do ilustre benemérito, o doce é uma verdadeira celebração das raízes e tradições locais, não só de Mira, mas também de todos os agricultores e da cultura que moldou este concelho.

PUBLICIDADE

Esta iguaria foi a vencedora do concurso “MIRA DOCE – À Descoberta do Melhor Doce de Mira”, promovido pela Câmara Municipal, em 2024.

A criação do doce foi uma iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Mira, que, além de prestar esta homenagem, também queriam destacar e valorizar a rica gastronomia local, reunindo os melhores produtos da terra em um só sabor.

Tornando-se “no doce que celebra a arte da doçaria local, valorizando os sabores e ingredientes típicos da região”, salientou, ao NDC, o vereador Bruno Alcaide.

A receita do Visconde de Mira “é uma fusão dos melhores sabores da gastronomia regional”, recorda.

O destaque vai para os grelos dos Carapelhos, cultivados com dedicação nas férteis terras de Mira, que trazem um sabor genuíno, forte e único, envolvido em uma mistura suave e rica.

A abóbora, cultivada pelos agricultores da região, traz consigo a doçura natural da terra, simbolizando o esforço e o trabalho das gentes que, dia após dia, fazem crescer os sabores da nossa terra.

E, para completar essa experiência sensorial, o vinho tinto da região, inspirado na festa da Telha da Presa, confere ao doce uma profundidade e intensidade que nos transporta para as tradições de um povo que vive e respira as suas festividades e valores.

Este doce é mais do que um sabor – é um tributo ao concelho de Mira, aos seus habitantes e à sua memória coletiva.

Cada pedaço do Visconde de Mira faz-nos sentir a terra, o sol e a história que a envolve. Ele não é apenas saboreado, é vivido, é sentido.

Há quatro estabelecimentos (O Largo do Seixo, a Flor de Mira, a Doce Dia da Praia de Mira e a padaria Lagonense) encontram-se a fazer experiências com intenção de, muito brevemente puderem comercializar o pastel. Além disso, receberam um desafio especial: criar uma tarte do Visconde, uma sobremesa tradicional que promete complementar a oferta de sobremesas servidas nas ementas dos 18 restaurantes aderentes à iniciativa “Mira à Mesa“, promovido pelo Município de Mira, que se realiza nos fins de semana de 21, 22 e 23 e 28, 29 e 30 de março de 2025 em 18 restaurantes do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE