Primeira Página

Já pode visitar o Presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra. É grátis!

Susana Brás | 1 ano atrás em 13-12-2023

O tradicional presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), instalado na Casa Municipal da Proteção Civil, na Avenida Mendes Silva, foi inaugurado esta quarta-feira, 13 de dezembro, na presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador com o pelouro dos Bombeiros e da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O presépio é uma tradição iniciada há mais de 90 anos que, todos os anos, encanta miúdos e graúdos, e pode ser visitado até ao Dia de Reis, 6 de janeiro.

A realização do presépio tem a participação de todos os pelotões da CBSC, cabendo, a cada um, um trabalho específico.

Trata-se de um trabalho de equipa cuja execução demora cerca de um mês e meio. A obra final, o tradicional presépio dos Bombeiros Sapadores, pode ser visitado na Casa Municipal da Proteção Civil todos os dias, das 10:00 às 20:00, até 6 de janeiro.

A par do presépio, a CBSC apresenta também uma exposição com material e equipamento antigo da companhia.

Este projeto já tem mais de 90 anos e iniciou-se, ainda, nas antigas instalações dos Bombeiros Sapadores, na Avenida Sá da Bandeira, sendo que, em 2004, foi transposto para a Casa Municipal da Proteção Civil. O presépio contém cerca de 150 figuras de barro pintado, com um terço destas a representar animais, numa área de 60 m2 e, no espaço exterior, podemos encontrar um estábulo com póneis e porquinhos-da-índia.

Toda a dinâmica do presépio é movida por um motor principal e complementada por inúmeras luzes.

Na construção do presépio tem sido dada prioridade à reciclagem, através da utilização de múltiplos materiais originalmente construídos com outros propósitos. Entre eles, a roda de um carro de mão, o volante e a bomba de água de uma máquina de lavar roupa, correntes de mota, carretos e pedaleiras de bicicleta, entre muitas outras peças. Na maior parte dos engenhos, apenas é feita a sua recuperação e manutenção. Alguns deles têm dezenas de
anos e sobreviveram ao tempo de vida dos seus autores.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE