O Município da Figueira da Foz inaugura, dia 15 de dezembro, pelas 15:00, no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, a exposição “O Presépio na Coleção de Maria Cavaco Silva”, que reúne um conjunto de 70 presépios da coleção privada da Dra. Maria Cavaco Silva, que estará presente.
A inauguração contará com um momento musical, a cargo do Duo da Orquestra Clássica do Centro com a Soprano Regina Freire.
Até dia 26 de janeiro, estará em exposição no Monumento Nacional, parte da coleção de presépios que tem vindo a ser colecionada pela Dra. Maria Cavaco Silva, ao longo de algumas décadas, atravessando os mais diversos continentes e as mais variadas épocas, e que se encontra à guarda do Museu da Presidência.
PUBLICIDADE
Nesta coleção poderemos visitar 70 objetos como representação central no Natal, podendo ser entendidos como um exemplo de sincretismo, na medida em que estão evidentes a união de elementos cristãos e as tradições pagãs, criando uma mescla de representações que vão além da narrativa bíblica e que, não são mais que as influências do presépio popularizado por São Francisco de Assis, no século XIII, cuja conceção incorporou elementos das tradições pré-cristãs.
A exposição reflete, acima de tudo, a forma tão especial como a representação do nascimento de Jesus Cristo perpassa a fé cristã, a qual inaugurou um tempo de maior proximidade entre Deus e a humanidade e como as culturas pagãs assimilaram esta mesma representação, ao introduzirem os pastores e os animais – símbolos ligados à natureza e a rituais de fertilidade, proteção e abundância – nos seus presépios.
O Mosteiro de Santa Maria de Seiça encontra-se aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 14:00 às 18:00. A entrada é paga.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE