A partir desta quinta-feira, os cidadãos portugueses podem renovar o seu Cartão de Cidadão sem sair de casa, utilizando a aplicação gov.pt. A partir de agora, já não será necessário deslocar-se a um balcão de atendimento para realizar este processo, que pode ser feito de forma simples e rápida online.
A aplicação também passa a disponibilizar funcionalidades como o acesso a faturas sem papel e o envio de notificações eletrónicas, facilitando a interação com os serviços públicos.
As novas ferramentas da aplicação, lançada no final de 2024, foram apresentadas na quarta-feira pela Agência de Modernização Administrativa (AMA), durante o evento “PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal”. De acordo com a AMA, a aplicação já foi descarregada por mais de 3,5 milhões de utilizadores desde o seu lançamento, a 26 de dezembro.
PUBLICIDADE
Além da renovação digital do Cartão de Cidadão, sem a necessidade de se deslocar presencialmente, a app permite enviar notificações da Administração Pública para cidadãos, empresas e outras entidades, agilizando a comunicação e reduzindo a burocracia. A aplicação funciona também como uma carteira digital, onde os cidadãos podem armazenar até 22 documentos oficiais, incluindo o Cartão de Cidadão, a carta de condução e o seguro automóvel.
Segundo a AMA, a aplicação continuará a ser atualizada com novas funcionalidades, com o objetivo de melhorar a eficiência no acesso aos serviços públicos. Para utilizar a app, é necessário ter a chave móvel digital, que pode ser ativada diretamente através da aplicação. Esta chave móvel digital, associada ao número de telemóvel do cidadão, serve como uma forma de autenticação certificada pelo Estado, permitindo o acesso a vários serviços públicos e a assinatura digital de documentos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE