Vamos

Já pode ler clássicos de Fernão Lopes e Fernão Mendes Pinto em banda desenhada

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 25-10-2024

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) acolhe a apresentação de dois clássicos da literatura portuguesa em banda desenhada.

O evento tem lugar às 18:00 de 30 de outubro e integra-se no novo ciclo de programação denominado “Depósito Legal: Novos Livros, Novas Leituras”.

Dedicado a obras recém-publicadas com o objetivo de promover o conhecimento de novas publicações no espaço público, este ciclo pretende que os autores e autoras em diversos domínios da criação científica, literária e artística sejam convidados a falar sobre os seus livros.

PUBLICIDADE

A primeira sessão conta com a apresentação de dois livros clássicos da literatura portuguesa em banda desenhada. “Crónica D. João I” de Fernão Lopes e João Ramalho Santos, com ilustração de Filipe Abranches, e o 2.º volume de “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto e João Miguel Lameiras, com ilustração de Miguel Jorge são as obras escolhidas.

A sessão decorre na Sala de São Pedro (2.º piso da BGUC), com entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o mail bg-eventos@bg.uc.pt ou para o formulário https://bit.ly/BGUC30-10-2024, devido à lotação limitada.

A Crónica de D. João I de Fernão Lopes é o volume 9 da coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, da Levoir e RTP. O argumento pertence a João Ramalho-Santos, Vice-Reitor para a Investigação da Universidade de Coimbra, a ilustração de Filipe Abranches, com vasta e heterogénea obra dispersa por títulos nacionais, mas também estrangeiros, editados em França, e na Suíça. O dossier pedagógico é da autoria da docente Mafalda Soares, da Sorbonne Université, Paris.

A Peregrinação tem a responsabilidade de João Miguel Lameiras no argumento, a ilustração de Miguel Jorge e o dossiê de Paulo Silva Pereira. A obra está integrada na coleção “Clássicos da Literatura Portuguesa” que a Levoir e a RTP têm vindo a editar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE