Extra
Já descobrimos o motivo para a capa transparente do telemóvel ficar amarelada

Imagem: depositphotos.com
As capas transparentes são uma escolha popular para proteger os smartphones, pois oferecem segurança sem esconder o design ou a cor do dispositivo.
Contudo, muitos utilizadores deparam-se com um problema comum: com o tempo, essas capas começam a amarelar, dando ao telefone um aspeto envelhecido e sujo. Mas o que causa este fenómeno? E será que é possível evitá-lo?
A principal razão para este amarelecimento é a oxidação. Quando os plásticos são expostos ao oxigénio, inicia-se um processo de degradação das suas moléculas, quebrando as cadeias poliméricas e provocando a alteração da cor para um tom amarelado.
PUBLICIDADE
No entanto, a rapidez com que isso acontece pode variar consoante o material da capa. Plásticos rígidos, como o policarbonato, resistem mais tempo à oxidação, mantendo-se transparentes por mais tempo. Por outro lado, plásticos mais flexíveis, como o TPU (poliuretano termoplástico), tendem a sofrer este processo mais rapidamente, tornando-se amarelados em menos de um ano, como se pode ler no pplware.
Embora as capas de policarbonato durem mais sem amarelar, elas também têm uma desvantagem: são mais propensas a partir-se. Por serem mais rígidas, ao remover a capa com frequência ou em caso de quedas, a probabilidade de surgirem fissuras é maior do que nas capas de TPU, que são mais resistentes aos impactos.
A Apple, por exemplo, utiliza uma mistura de policarbonato com materiais flexíveis nas suas capas transparentes, o que as torna mais maleáveis, mas também mais susceptíveis ao amarelamento. A marca admite este problema, embora assegure que os materiais utilizados são optimizados para minimizar esse efeito.
Além disso, a exposição direta ao sol acelera o processo de oxidação. Os raios UV quebram as ligações moleculares do plástico, acelerando o amarelamento. Isso explica por que uma capa pode parecer perfeitamente transparente antes de umas férias ao sol, mas voltar com manchas amareladas.
Embora não seja possível evitar completamente o amarelamento das capas transparentes, existem algumas precauções que podem atrasar o processo, tais como “optar por capas feitas principalmente de policarbonato, que demoram mais tempo a oxidar, evitar a exposição direta à luz solar, guardando o smartphone em bolsos ou malas quando não estiver a ser utilizado” e “Limpar regularmente a capa com água morna e sabão, removendo resíduos de sujidade e óleos da pele que podem contribuir para a descoloração”.
No entanto, se a capa começar a amarelar, a solução mais simples pode ser a substituição por uma nova. Com esses cuidados, é possível prolongar a vida útil da capa, mas é inevitável que, com o tempo, a descoloração acabe por acontecer.
PUBLICIDADE