Coimbra
ISEC pede condições para que todo o ensino superior possa ter comunicação de ciência
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC vai criar o seu próprio Gabinete de Comunicação de Ciência, com atividade regular, e reivindicar ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior uma linha de financiamento específica para que todas as instituições do ensino superior o possam fazer.
“A comunicação de ciência tem de ser uma realidade em Portugal e o ISEC vai estar na linha da frente desse combate”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “O Governo, articulado com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, tem de criar condições para que todas as escolas de ensino superior possam comunicar de uma forma estruturada a ciência que produzem: sem isso, não será possível haver em Portugal jornalismo científico nem um público alargado a quem essa informação chegue”.
Esta quarta-feira, 22 de janeiro, no âmbito da conferência “Comunicar Ciência”, o ISEC irá produzir um documento de trabalho para enviar ao ministro Manuel Heitor com a reivindicação de condições para a multiplicação de gabinetes de comunicação de ciências nas escolas de todas as universidades e politécnicos do país.
Na conferência “Comunicar Ciência” serão debatidos os aspetos identificadores da comunicação de ciência e tecnologia em Portugal com a astrobióloga Zita Martins, professora no Instituto Superior Técnico e co-diretora do Programa MIT-Portugal; a professora de comunicação de ciência Joana Lobo Antunes, presidente da rede SciCom PT e atualmente diretora de Comunicação no IST; e o jornalista de ciência António Granado, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O início da conferência está marcado para as 15:00.
O ISEC pretende clarificar a necessidade da existência de gabinetes de comunicação nas instituições de ensino superior em Portugal e o modo como a ciência é comunicada à população. “Existe um fosso muito grande entre o conhecimento detido pelos cientistas e engenheiros e o conhecimento científico, ou até a perceção dele, que a maioria da população possui” afirma Mário Velindro. “É importante a implementação de práticas de comunicação de ciência para estabelecer pontes de conhecimento entre os cientistas e engenheiros e os cidadãos.”
Related Images:
PUBLICIDADE