Primeira Página
Isa: A menina milagre da Lousã
Isa nasceu em 2016 e até aos 10 meses foi uma bebé “normal” mas, uma febre, aparentemente controlável, deu início ao pesadelo desta família lousanense, com a menina a sofrer de convulsões.
Depois de vários exames feitos , chegou o diagnóstico que ninguém esperava: “F.I.R.E.S. (Febrile Infection-Related Epilepsy Syndrome), uma síndrome rara que se manifesta em convulsões que comprometem o desenvolvimento neuropsicológico da criança”, conta Carla Dias.
A Isa faz regularmente ciclos intensivos de terapias neurológicas na clínica CHS em Braga. A mãe disse à CMTV que a menina “está cada vez mais cá, tem mais perceção das coisas “, reconhecendo a mais valia das terapias.
A família já gastou mais de 16 mil euros nos tratamentos como fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, entre outras, tendo alcançado melhorias como, o reforço de grupos musculares que permitem por exemplo controlar a cervical, obter noção do que a rodeia, como a perceção de sons, texturas entre outras sensações visuais e olfativas, atingir uma regulação extra e intra oral mais efetiva e, assim, melhorar a deglutição.
Related Images:
PUBLICIDADE