Saúde

“Irreverência para mudar”: ULS Coimbra recebe 224 novos internos

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 02-01-2025

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra, Alexandre Lourenço, afirmou quinta-feira que a “irreverência” dos 224 médicos internos será importante para “ajudar a mudar a organização” da unidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Na intervenção feita perante os novos profissionais da instituição, o responsável solicitou “proatividade” no exercício das suas funções. Questionado sobre as razões que o levaram a fazer este pedido, Alexandre Lourenço explicou que a unidade precisa da juventude dos médicos internos e da sua irreverência “para melhorarmos a nossa organização”.

“É isso que temos feito na prestação de cuidados de saúde, mas também na organização e nas oportunidades que damos em formação médica contínua, no programa de Harvard que os alunos podem participar, no apoio à participação em congressos e nas várias formações que temos ao longo do ano para os médicos internos”, disse.

Por outro lado, o presidente do CA disse que, “numa organização em mudança”, é essencial “mudar e ser bastante melhor na prestação dos cuidados de saúde”. Um processo onde, frisou, pretende contar com as ideias que forem recolhidas junto destes médicos internos.

Refira-se que este é o maior registo de médicos internos admitidos pela ULS Coimbra para formação especializada, pelo menos, na última década.

Dos médicos internos admitidos, 126 vão iniciar a formação especializada e 98 darão início a formação geral. Alexandre Lourenço salientou ainda o facto de, pela primeira vez, três especialidades da ULS Coimbra terem sido a primeira opção para os médicos candidatos.

Anestesiologia, Anatomia Patológica e Urologia foram as especialidades escolhidas. De salientar ainda que, neste ano, foram disponibilizados 41 programas de internato distintos.

“Para nós, é motivo de orgulho enorme e também dá nota da dedicação que as nossas equipas médicas, os responsáveis e a direção de internato têm tido ao longo do último ano”, frisou.

Veja o Direto NDC com Alexandre Lourenço

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE