Saúde

Irmãs Hospitaleiras de mãos dadas com a prevenção e promoção da saúde mental

António Alves | 13 minutos atrás em 11-02-2025

O centro de Condeixa-a-Nova das Irmãs Hospitaleiras tem em curso o projeto “Smile +” cujo objetivo é promover a literacia em saúde mental nos adolescentes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Criado durante a pandemia de covid-19, o projeto já está em curso na escola básica de Condeixa-a-Nova e estabelecimentos de ensino de Coimbra.

Ao todo, já estão a ser acompanhados 500 jovens do 7.º ao 9.º ano de escolaridade para “aumentar os conhecimentos na área da saúde mental, mas também capacitar os adolescentes a adotarem estratégias para lidarem com as emoções, estratégias da parte emocional e estratégias para lidar com as situações mais difíceis”.

No final do primeiro ano de intervenção, a enfermeira Joana Sarmento salientou que se registou o aumento “daquilo que são os níveis de literacia em saúde mental dos adolescentes”.

“Percebemos que os jovens, após a nossa intervenção, conhecem mais e conseguem identificar aqueles que são os sinais e sintomas da doença mental. Conseguimos ajudá-los também a desmistificar a doença mental para que, caso surja por algum motivo doença mental em qualquer um deles, ou até mesmo a questão de sofrimento psicológico, possam pedir ajuda, saibam a quem pedir ajuda”, afirmou.

Para além dos jovens, o projeto envolve também os encarregados de educação “para os podermos ajudar sempre que é necessário num futuro encaminhamento”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Joana Sarmento e Miguel Queirós

Para além da participação no Coimbra Social Summit, as Irmãs Hospitaleiras apresentaram terça-feira 11 de fevereiro na FNAC Coimbra o livro “Samir e o Mundo Mágico”, da autoria de Samir Emanuel Capelo Zirite.

O autor foi uma pessoa assistida na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, “cuja criatividade e talento literário encontraram um espaço de expressão e valorização no seio da instituição”.

Através desta obra, o autor transporta os leitores “para um universo de fantasia e imaginação, provando que, mesmo perante desafios de saúde, a arte e a escrita podem ser poderosos instrumentos de superação e inclusão”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE