Universidade
Investigadores de Coimbra lançam modelo de banda desenhada para ser utilizado em ações na área da saúde
Investigadores lançam modelo de banda desenhada para ser utilizado em ações de sensibilização e investigação na área da saúde.
Uma equipa de investigação, liderada pela Universidade de Coimbra (UC), conduziu um estudo para analisar a utilização de banda desenhada na comunicação de ciência, em particular nas temáticas da área da saúde. O objetivo é criar um modelo que possa ser replicável.
No artigo científico Comics in Science and Health Communication: Insights from Mutual Collaboration and Framing a Research Practice, publicado no International Journal of Qualitative Methods, a equipa interdisciplinar apresenta as várias etapas a considerar no processo de produção de uma banda de desenhada, explicando vários aspetos, que vão desde a discussão dos tópicos a destacar à criação das várias personagens e enredos.
O caso de estudo foi a banda desenhada Um Fígado Equilibrado é Meio Caminho Andado!, criada pela equipa em 2021 e editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Destinada à sensibilização para as doenças no fígado e para a prevenção e tratamento de patologias do metabolismo (como a diabetes ou a obesidade), esta transmite mensagens que incentivam a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis através de momentos de interação entre as várias personagens.
Os coordenadores do estudo, Anabela Marisa Azul e João Ramalho-Santos, investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), avançam que este é um tema “pouco estudado e documentado”.
Anabela Marisa Azul, sublinha também a importância da banda desenhada como “recurso didático e educativo para abordar e explicar temas complexos de ciência, sobretudo quando se procura dar voz a vários interlocutores, neste caso, pessoas com doença, profissionais de saúde, investigadores, com a mesma relevância”.
A investigação foi desenvolvida no âmbito dos projetos de doutoramento de Rui Tavares e Mireia Alemany i Pagès, estudantes do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina da UC, em colaboração com a investigadora do Centro de Estudos Sociais, Sara Araújo, e o docente da Universidade de Tilburg (Países Baixos), Neil Cohn.
O estudo foi financiado por fundos nacionais, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020); e europeus, do Horizonte 2020 da União Europeia, da rede europeia de doutoramento do programa Marie Sklodowka-Curie Actions (MSCA) e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
Related Images:
PUBLICIDADE