Universidade
Investigadores apresentam programa de simulação de rotundas
Uma equipa de investigadores das Universidades de Coimbra e Aveiro e do Instituto Politécnico de Viseu recorreu a modelos virtuais para simular o funcionamento de diferentes tipos de rotundas nacionais, adaptando-os para representarem as características da rede e dos condutores portugueses.
Estes modelos de simulação permitem representar o ambiente rodoviário real, desde um simples cruzamento a uma rede complexa que pode abranger uma zona ou cidade, sendo assim possível testar o funcionamento de diversas soluções rodoviárias antes de estas serem concretizadas.
Na prática, trata-se de modelos microscópicos incorporados num software e que representam de forma fidedigna o comportamento dos veículos e dos seus condutores (variabilidade comportamental, velocidades, taxa de aceleração, tempos de reação, etc.). A equipa adaptou o modelo espanhol Aimsun (um dos modelos de referência mundial) para a realidade da rede viária nacional no âmbito do projeto AROUND (Novos Instrumentos de Avaliação Operacional e Ambiental de Rotundas), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Com a simulação até ao ínfimo detalhe, «tendo por base estes modelos virtuais calibrados, é possível avaliar o impacte na redeassociado a diferentes cenários de procura de tráfego, a alterações geométricas, ou a novas soluções de regulação, etc., sem ser necessária a intervenção real, muitas vezes dispendiosa. O modelo disponibiliza perfis temporais de posição, velocidade e de aceleração relativos a cada veículo simulado, permitindo avaliar o desempenho global das rotundas numa perspetiva integrada de fluidez, geração potencial de acidentes e de emissões ambientais», explica Ana Bastos, coordenadora do trabalho e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
A solução informática proposta pelos investigadores de Coimbra, Aveiro e Viseu vai ainda mais longe: «permite também avaliar o modo de funcionamento de soluções inovadoras, como é o caso das turbo- rotundas, mesmo antes de serem construídas em Portugal,constituindo-se assim como uma ferramenta de apoio à decisão.
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