Primeira Página

Investigador de Coimbra alvo de novas denúncias de violência sexual

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 02-04-2025

Imagem: DR

Duas novas denúncias de violência sexual surgiram contra Bruno Sena Martins, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, dois anos após a publicação de um artigo que expôs alegações contra a instituição.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

As acusações foram feitas por Andrea Vásquez e Helen Barbosa dos Santos, que relatam agressões sexuais ocorridas em 2017. Elas juntam-se a Miye Nadia Tom, que já havia denunciado o investigador por agressão sexual, incluindo uma violação em 2011, dá conta o Diário de Notícias.

PUBLICIDADE

Embora as denúncias tenham sido feitas publicamente, nenhuma das mulheres decidiu formalizar queixa na justiça, uma vez que os possíveis crimes já terão prescrito. Além disso, nem Andrea Vásquez, nem Helen Barbosa dos Santos foram ouvidas nas investigações internas realizadas pelo CES, tanto pela Comissão Independente criada em 2023, quanto pela Comissão Prévia de Inquérito. Esta última concluiu que não havia fundamento para abrir um processo disciplinar contra Bruno Sena Martins.

A nova onda de acusações surge pouco depois do regresso de Sena Martins às suas funções no CES, após um período de autossuspensão de dois anos. Em comunicado, o investigador afirmou que a investigação interna realizada pela instituição concluiu pela sua inocência e que ele não contribuiria mais para “confrontos mediáticos”. Bruno Sena Martins reiterou que nunca cometeu qualquer agressão sexual e que prestou todos os esclarecimentos “nas sedes próprias da justiça, onde está garantido o devido contraditório”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE