Inventores do IPC registam Modelo de Utilidade Nacional
Inventores do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) registam Modelo de Utilidade Nacional.
PUBLICIDADE
A invenção referente a um “Sistema automático de medição de velocidade em limitadores de velocidade de elevadores”, que resultou do projeto desenvolvido por Marco Alexandre Sacramento Tomé, aluno do Mestrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), sob orientação dos docentes Luis Manuel Ferreira Roseiro e Pedro Jorge Borges Fontes Negrão Beirão, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica e ainda do docente Frederico Miguel do Céu Marques dos Santos, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do mesmo Instituto, foi publicada como Modelo de Utilidade Nacional.
A publicação do Modelo de Utilidade Nacional nº11402 foi efetuada no Boletim da Propriedade Industrial n.º 173/2017, de 6 de setembro de 2017, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e constitui mais uma prova da capacidade de criação e inovação da comunidade académica do IPC.
O Sistema automático de medição de velocidade em limitadores de velocidade de elevadores foi criado com base no facto dos limitadores de velocidade existentes nos elevadores serem responsáveis pela redução do risco de acidentes derivados da velocidade excessiva que, eventualmente, possam atingir.
Devido à sua importância, os limitadores de velocidade são submetidos a inspeções periódicas para determinar o seu bom funcionamento. O método geralmente empregue para a realização destas inspeções é rudimentar e os equipamentos atualmente empregues para esse efeito não são os mais adequados. Identificou-se assim uma oportunidade de inovação.
Constituiu objetivo central desta invenção o desenvolvimento de um inovador sistema automático de medição da velocidade linear em limitadores de velocidade de elevadores, capaz de testar, de forma rigorosa, o estado de funcionamento de limitadores de velocidade, recorrendo a uma combinação entre um inovador equipamento mecânico e dispositivos eletrónicos já disponíveis comercialmente, nomeadamente sensores ligados a um sistema de aquisição de dados.
Pretendeu-se ainda que este sistema inovador efetuasse e testasse, de forma automática, várias situações anómalas de funcionamento, permitindo assim que o utilizador tenha acesso, em tempo real aos dados do ensaio, mediante uma interface gráfica disponibilizada num dispositivo eletrónico móvel (smartphone ou tablet).
Constituíram as principais preocupações desta invenção a determinação, com maior rigor, da velocidade linear de um limitador de velocidade de um elevador; o desenvolvimento de um equipamento compacto, portátil e de fácil instalação, devido aos locais específicos e de difícil acesso onde se encontram instalados os limitadores de velocidade, possibilitando deste modo, a sua instalação direta no limitador de velocidade de forma a evitar retirá-lo do seu local de funcionamento para realizar o ensaio e ainda a possibilidade de adaptação deste sistema inovador à maioria dos limitadores de velocidade já existentes.
Related Images:
PUBLICIDADE