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Inteligência Artificial no Retalho: Receita pode crescer até 10% com a tecnologia, aponta estudo

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 16 horas atrás em 20-03-2025

A Inteligência Artificial (IA) continua a ser um fator de transformação no retalho. Um estudo da Bain & Company revelou que a implementação em larga escala de IA generativa pode aumentar a receita dos retalhistas entre 5% e 10%, além de melhorar a produtividade das equipas em até 25%.

Com a evolução da tecnologia, o seu impacto nos negócios torna-se cada vez mais evidente, impulsionando a sua adoção e tornando-a cada vez mais integrada no dia-a-dia dos negócios. De acordo com uma análise da Forrester, 35% das empresas já utilizam IA para automatizar tarefas como resumos de texto e transcrição de informações.

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Além de tarefas corriqueiras, a IA também encontra o seu lugar para análises avançadas, como destaca a Gartner — empresa de consultoria e investigação, que prevê que até 2030, os dados sintéticos vão substituir os dados reais nos modelos de IA, uma promessa que promete tornar as campanhas de marketing mais eficazes e proporcionar insights mais precisos para tomadas de decisão.

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IA: Um diferencial competitivo

Para Marcelo Caruana, Head de Head de Marketing da E-goi, plataforma líder em automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, “a IA não é uma novidade, mas uma ferramenta essencial para empresas que querem crescer e diferenciar-se no mercado”.

Com o mercado global de inteligência artificial projetado para atingir 244 mil milhões de dólares em 2025 e ultrapassar 827 mil milhões até 2030, a adoção da Inteligência Artificial torna-se essencial para a competitividade, não sendo apenas um investimento em inovação, mas sim, um pilar fundamental para empresas que desejam crescer e manter-se relevantes num setor em constante evolução.

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