Coimbra

Instituto Miguel Torga estabelece parcerias com associações da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra com Lusa | 31 minutos atrás em 14-02-2025

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), de Coimbra, vai participar na organização de uma conferência internacional sobre surf, em 2026, na Figueira da Foz, numa parceria com a Associação de Desenvolvimento Mais Surf.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A informação foi revelada à agência Lusa pelo presidente da instituição de ensino superior, Manuel Castelo Branco, indicando que o respetivo protocolo de cooperação entre as duas entidades foi assinado hoje, na praia do Cabedelo, na margem esquerda do rio Mondego, na Figueira da Foz.

Segundo Manuel Castelo Branco, o acordo de colaboração prevê também a participação do ISMT num projeto intercultural, que, através do surf, promove a integração dos filhos dos migrantes de várias nacionalidades que residem naquele concelho.

“É um projeto que a ADMS já desenvolveu, que teve pelo menos dois momentos, e que agora nós queremos participar e projetar para outro nível, obviamente em parceria com a associação”, salientou.

Ao final da tarde de hoje, o ISMT celebrou também um protocolo de colaboração com o Ginásio Clube Figueirense, o sexto clube mais antigo de Portugal, fundado na Figueira da Foz, em 1895, com atividade em duas dezenas de modalidades.

“Queremos, sobretudo, que os nossos alunos tenham a possibilidade de praticar privilegiadamente o surf (ADMS) e todas as modalidades do Ginásio Clube Figueirense, ao mesmo tempo que lhes oferecemos oferta formativa, nomeadamente cursos breves e pós-graduações na área desportiva, em condições muito privilegiadas”, explicou Manuel Castelo Branco.

Os protocolos, segundo o dirigente, têm como principal objetivo potenciar a colaboração entre as instituições, através de iniciativas conjuntas nas áreas da investigação, intercâmbio académico, prestação de serviços à comunidade e divulgação de eventos.

“Nos nossos protocolos temos procurado uma ligação forte com os municípios e as instituições relevantes de cada um. A lógica é sermos uma escola com forte ligação com as entidades, instituições e empresas, disponibilizando o nosso conhecimento e recebendo o que têm para nos dar”, realçou.

Referindo que o Instituto é frequentado por 1.300 estudantes, Manuel Castelo Branco salientou que estes acordos pretendem dar aos alunos a possibilidade de estarem ligados a clubes de topo, enquanto a escola retribui com conhecimento específico em várias áreas.

Fundada em 1936, o ISMT é uma instituição privada que, atualmente, é propriedade da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, ministrando cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e especialização tecnológica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE