Vamos

Iniciativa “Conversas ao Fim da Tarde” traz figura icónica da televisão portuguesa a Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 27-03-2025

Imagem: facebook "A nossa tarde"

A iniciativa “Conversas ao Fim da Tarde” está de volta à Biblioteca Municipal de Coimbra no dia 4 de abril. A sessão, que vai ter início às 17:30 na Sala do Catálogo, e contar com a presença de Maria Elisa, uma das mais icónicas figuras da televisão portuguesa. Durante o evento, a jornalista, escritora e atriz vai partilhar com os leitores detalhes da sua vida e percurso profissional. A conversa vai ser conduzida por Maria Helena da Cruz Coelho.

Com o objetivo de promover um espaço de diálogo entre o público e personalidades de diferentes áreas, a Biblioteca Municipal pretende reviver o ciclo de conversas informais “Conversas ao Fim da Tarde”, onde os convidados têm a oportunidade de apresentar as suas obras, partilhar experiências e revelar aspetos menos conhecidos do seu percurso.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa regressa no próximo dia 4 de abril, sexta-feira, com Maria Elisa Domingues. Nascida em Lisboa, em 1950, estudou no Liceu D. Filipa de Lencastre e frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa durante dois anos. Com formação em teatro pelo Conservatório Nacional, foi uma das fundadoras do grupo de teatro A Comuna. Entrou para a RTP em 1973, por concurso público, estudou Jornalismo numa das mais prestigiadas escolas francesas, o Centre de Formation des Journalistes, em Paris, e desde então, construiu uma carreira notável na televisão portuguesa.

PUBLICIDADE

Além do jornalismo, Maria Elisa teve um papel relevante na imprensa escrita, colaborando com publicações como o Diário de Notícias, Público, Expresso, Visão, Elle, Vogue e Máxima. Foi ainda responsável pelo lançamento da revista Marie Claire em Portugal. 

Como autora, assinou diversas obras, entre as quais, “Viver com Fibromialgia” (Gradiva, 2008), em coautoria com Jaime Branco; “Amar e Cuidar: A Minha Viagem pelo Mundo do Cancro” (Esfera dos Livros, 2012) e “Confissões de Uma Mulher Madura” (Esfera dos Livros, 2015); e “40 Anos do SNS” (2019).

De recordar que a iniciativa “Conversas ao Fim da Tarde” decorreu entre 2008 e 2013 e agora regressa para novas edições na Biblioteca Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE