Saúde
Infeções respiratórias enchem urgências dos hospitais
Os hospitais estão a atingir recordes de procura devido à gripe. O inverno ainda não chegou mas regista-se já o maior pico de infeções respiratórias do ano, o que leva os tempos de espera a disparar nos serviços de urgência.
De acordo com o Jornal de Notícias, há vários vírus a circular em simultâneo, o que leva os serviços de atendimento de adultos e de crianças, de hospitais públicos e privados, a registar um aumento significativo da procura. Aumentam também os apelos para que os doentes liguem para o SNS24 e recorram primeiro aos centros de saúde.
Em declarações ao jornal, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu que estamos perante uma “pressão aumentada”, mas rejeita a ideia de “caos” no SNS, apesar de não ser uma situação normal para a época.
De acordo com os dados divulgados, na segunda-feira (7 de novembro) registaram-se 21.078 episódios de urgência, tendo sido o quarto pior dia deste ano que já registou vários picos de procura. Destes episódios 1.549 tiveram o diagnóstico de infeção respiratória e 102 de gripe ou o síndrome gripal.
De acordo com a informação do Portal do SNS, já houve este ano quatro picos de urgências, com mais de 21 mil episódios. O primeiro foi a 22 de março com 22.080 casos; o segundo a 28 de março com 22.344; o terceiro a 16 de maio com 21.278 e 7 de novembro (segunda-feira passada) com 21.078.
Related Images:
PUBLICIDADE