Extra

Indústria e logística em tempos de crise económica

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 25-07-2022

A guerra na Ucrânia veio alterar o paradigma nacional e também internacional sobre a estrutura de logística que existe à escala mundial. Nunca pensávamos que o combustível tivesse tão caro, que as notícias nos telejornais abrissem diariamente com informações de uma guerra nunca vista nas últimas décadas. E definitivamente também não pensávamos que tratar da logística da empresa fosse tão complicado atualmente.

Acontece que uma empresa não pode viver sem a logística, independentemente do mercado de trabalho ou da indústria, tem que haver uma distribuição de material para dentro e fora da empresa, mesmo que seja material digital, para esta poder gerar lucro, riqueza e clientes.

Desta forma, é preciso reinventar a roda em certos aspetos, deixando de lado velhos conceitos e aplicando novas coisas que podemos aprender:

PUBLICIDADE

Como organizar o armazém da empresa

Existem alguns setores de atividade que precisam de uma organização muito precisa do seu armazém. Não só porque o espaço não é ilimitado, mas também por uma questão de organização quando queremos ir buscar determinado material, por isso é necessário ter um armazém devidamente identificado e funcional.

Em primeiro lugar a organização é fundamental, portanto a maioria dos armazéns estando organizados por estantes, como aquelas que se podem encontrar na Ractem, estas devem estar numeradas e devemos saber onde está cada coisa que nós precisamos.

No caso de um armazém grande, este poderá ser dividido por secções para ser mais fácil a procura do material que precisamos.

Distribuição de material

Para quem faz venda ao público e pretende enviar um determinado material, ter uma empresa de distribuição a nível nacional é sem dúvida a melhor solução. A alternativa é contratar empresas diretamente de âmbito local, o que poderá não ser fazível caso existam muitas encomendas. Portanto, celebrar um contrato com uma empresa, poderá ser uma opção mais económica do que um envio pelos correios por exemplo.

Devemos também considerar que quantos mais envios fizer por uma determinada distribuidora, mais vantajoso será o preço que lhe podem fazer por cada envio.

Formas de reduzir custos fixos

Existem várias técnicas que, em determinado momento, podem fazer com que a sua empresa reduza os custos de operação. Poderá começar pelos custos fixos, nomeadamente o custo da Luz, onde mudando para outra empresa concorrente poderá ter o melhor preço por kWh, reduzindo assim o custo mensal. Na mesma perspetiva, será aconselhável trocar toda a iluminação da sua empresa por luzes de baixo consumo, caso ainda não o tenha feito.

Se está a pensar contratar novos funcionários, considere que o Instituto de Emprego e Formação Profissional tem ao dispor várias medidas de apoio à nova contratação, que depois da pandemia foram necessárias. Uma delas passas pela isenção de contribuição para a Segurança Social os primeiros três anos, algo que certamente deverá poupar algum dinheiro com o novo funcionário.

Por último, faça uma análise global da sua empresa, veja como pode reinventar a forma de trabalhar, tendo sempre o foco de mantendo o profissionalismo conseguir reduzir os custos inerentes ao seu trabalho.

Reduzir custo com combustíveis

Já para os combustíveis, a situação é ligeiramente diferente. Existem cartões de desconto nomeadamente de serviços como a Repsol ou Galp, que permitem ter um cartão de fruta para a empresa, ou então descontos em cada abastecimento. Com €0,10 de desconto em cada litro, por exemplo, certamente que ao fim de um mês será uma mais-valia em termos de custos.

Além disso, se a sua empresa utiliza bastante o carro, mudar de carro para um carro a GPL poderá ter benefícios a médio prazo, uma vez que este combustível está ainda com o preço bastante abaixo comprado com a gasolina e o gasóleo.

Muitas empresas não conhecem sequer este tipo de descontos, que existem também para particulares, mas para empresas que fazem muito consumo de combustível são ainda mais acentuados.

Manter uma visão estratégica

Considerando o plano de continuidade do negócio, que todas as empresas devem ter e que na prática significa que se alguma coisa falhar a empresa vai para frente através de meios alternativos, é sempre bom ter uma visão estratégica do futuro da empresa e de como esta se pode inventar em situações de guerra, problemas de saúde, ou outros que possam impedir a empresa de continuar a faturar mais ano após ano.

Assim, se estivermos a falar de uma empresa de uma dimensão média, poderá fazer sentido contratar um profissional que faça esse tipo de análises estratégicas da empresa, também conhecidas como análises SWAT, para determinar formas de otimizar a empresa não só em termos de recursos como também de novos serviços que podem ser adicionados ao seu portefólio.

Acreditamos que estas informações que possam ser úteis para manter a sua empresa com uma boa saúde financeira, pelo que deverá considerar uma forma prática de abordar estes conselhos e de tornar estas informações em soluções.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE