Coimbra
Incêndio no CHUC? Não. É um simulacro! Porque a Segurança é uma questão essencial
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou hoje, no Polo Hospitais da Universidade de Coimbra, um exercício de simulacro de incêndio.
PUBLICIDADE
Para além de dar cumprimento à legislação, a simulação teve como objetivo testar o Plano de Emergência Interno do Hospital, em especial as equipas de emergência, com vista à criação de rotinas e comportamentos de atuação internos, juntamente com as autoridades externas.
No exercício, que contou com a participação de figurantes, foram evacuados três “doentes”, dois através de escada de emergência e outro por elevador de urgência, tendo o fogo sido imediatamente extinto pela equipa que estava de serviço na unidade de internamento onde decorreu o simulacro.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro, “a segurança é uma questão essencial para o CHUC e este tipo de simulacros é fundamental para capacitar as equipas a darem resposta em situação real”.
O Presidente do CHUC garante que “tudo decorreu de acordo com o previsto e houve também o cuidado de informar devidamente os utentes e os profissionais sobre o simulacro, para evitar criar eventuais situações de pânico”.
Para além da participação de vários profissionais do CHUC, participaram ainda no exercício três corporações de Bombeiros – Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra e Bombeiros Voluntários de Brasfemes –, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o INEM, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal.
Veja os vídeos dos directos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE