Mundo
Incêndio desaloja famílias de ‘rabelados’ em Cabo Verde
Um incêndio atingiu hoje as habitações de sete famílias e pasto de gado na comunidade dos ‘rabelados’, um núcleo histórico que preservou tradições no interior da ilha de Santiago, em Cabo Verde.
O incêndio deflagrou esta manhã, “tendo consumido a moradia de sete famílias, bem como todo o pasto dos criadores de gado da comunidade”, afirmou, em comunicado, a Câmara Municipal de São Miguel.
Os bombeiros municipais deslocaram-se ao local e combateram o incêndio.
PUBLICIDADE
“Todas as diligências estão a ser tomadas no sentido de identificar os afetados e realojar as famílias, prestando-lhes toda a assistência necessária”, acrescentou.
Na década de quarenta do século XX, a igreja católica enviou padres para substituir os locais, em Cabo Verde, introduzindo alterações na celebração de missas e costumes religiosos.
Alguns grupos da população rebelaram-se contra essas alterações, ficando conhecidos em crioulo como ‘rabelados’ (revoltados), que passaram a exercer as suas antigas tradições na clandestinidade e formaram as suas próprias comunidades – refugiaram-se principalmente no interior da ilha de Santiago, nas zonas montanhosas de difícil acesso.
Related Images:
PUBLICIDADE