Coimbra

Inatel de Coimbra desafia comunidades intermunicipais a reunir em livro lendas das regiões

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-09-2021

O diretor da Fundação Inatel em Coimbra, Bruno Paixão, desafiou hoje outras comunidades intermunicipais para além da CIM Coimbra, a reunir em livro as lendas das respetivas regiões.

A Fundação Inatel lançou hoje o livro “Lendário – 100 Lendas da Região de Coimbra”, uma obra que reúne lendas regionais.

“A Fundação Inatel poderá dar continuidade a esse passo que foi agora espoletado por nós”, disse aos jornalistas no final da sessão de apresentação do livro, o diretor da Fundação Inatel em Coimbra, Bruno Paixão.

PUBLICIDADE

O diretor da fundação considera que, numa “obra desta natureza” há vetores “que não são todos abordados” e que, por isso, julga que muito em breve seria possível reunir “as mil lendas de Portugal e não só apenas as 100 lendas da região de Coimbra”.

“É o caso de podermos dar o passo certo, com energia, com determinação, e eu julgo que a Fundação Inatel é a entidade certa para criar esse espaço em Portugal”, sublinha.

No livro “Lendário – 100 Lendas da Região de Coimbra”, constam “lendas factuais, mas muitas outras que não o são, inclusivamente o território geográfico e o momento histórico são inconciliáveis, são lendas que foram apropriadas pelas comunidades há muitos séculos”, explica.

O livro é da autoria do investigador João Pinho, com ilustrações originais de Victor Costa.

Ao longo dos dois anos que o livro demorou a ser concretizado aderiram ao projeto 18 municípios dos 19 que compõem a CIM/RC, já que a autarquia de Coimbra não se associou.

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), a Fundação Inês de Castro e a Direção Regional de Cultura do Centro associaram-se à obra e as lendas de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE