Coimbra
Inácio Ludgero expõe Desassossegos da Memória no Parque das Artes da Curia
Foi inaugurada no Parque das Artes da Curia, a exposição de fotografia de Inácio Ludgero, “Desassossegos da Memória” com quadros de André Letria, António Casimiro, Catarina Mendes, Cruzeiro Seixas, Fernando Filipe, Graça Morais, José de Guimarães e Maria Gabriel.
PUBLICIDADE
Trata-se de uma exposição que nos interpela sobre a Europa – que já viveu duas guerras mundiais -, e a temática da paz.
O repórter inspirou-se numa aldeia francesa que os alemães reduziram a cinza durante a II Guerra e que se mantém igual até aos nossos dias, como museu da memória.
“Numa Europa conturbada, sem unidade, sem identidade, assolada nos últimos cem anos por duas Guerras Mundiais, de descolonizações, refugiados, emigrantes e migrantes, eu, Inácio Ludgero, repórter-fotográfico, desassossegado com toda a situação de crise, que começou a germinar entretanto, resolvi fazer uma viagem por França, Espanha e Portugal e registar as minhas inquietações em fotos”.
A exposição foi inaugurada dia 11 de Agosto e estará presente no Parque das Artes, no antigo balneário das Termas da Curia, até 27 de Outubro, podendo ser visitada todos os dias, entre as 9h30 e as 19h00.
Nascido na Amadora em 1950, Inácio Ludgero considera-se alentejano por adopção e cidadão do mundo por opção.
Frequentou o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, ingressando nos quadros do vespertino “A Capital”, em 1 de Junho de 1972.
Foi repórter-fotográfico de “O Jornal” desde o primeiro número, em 1 de Maio de 1975, data em que entrou para a empresa, até à extinção daquele semanário, em Novembro de 1992.
Actualmente é free-lancer, desde que saiu no dia 10 de Março de 2008, da revista “Visão.
Related Images:
PUBLICIDADE