Coimbra
“Inaceitáveis”. Carlos Robalo Cordeiro repudia críticas ao ensino da Faculdade de Medicina
O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra considerou quinta-feira as “inaceitáveis declarações” a menosprezar a qualidade de ensino ministrada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a menor “dedicação da classe médica” na Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra.
Carlos Robalo Cordeiro comparou mesmo a situação aos “donos da bola e os treinadores de bancada”. Em declarações ao Notícias de Coimbra, o professor catedrático começou por explicar que “devemos falar, sobretudo, daquilo que sabemos e que conhecemos na sua plenitude”.
“É importante conhecer, de facto, a realidade das escolas médicas, a realidade hospitalar e da vida hospitalar, e da atividade médica hospitalar, para se poder, de facto, falar com propriedade, falar com conhecimento, falar com profundidade e, de alguma forma, evitar a criação de suspeições, criar anatemas que são indesejáveis e, de alguma forma, intoleráveis”, afirmou.
Na intervenção feita durante a cerimónia de acolhimento de internos na ULS Coimbra, que decorreu quinta-feira, o diretor do serviço de pneumologia considera mesmo que “todas as pessoas que trabalham nesta estrutura hospitalar fazem-no com a maior das dedicações, dos empenhos e, naturalmente, no sentido, sobretudo, de promover a melhor qualidade dos cuidados de saúde da população portuguesa”.
Perante esta situação, Carlos Robalo Cordeiro – que passou a ser em 2025 o responsável do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas – fez questão de “apresentar métricas objetivas e reais e que devem e podem ser utilizadas” para falar sobre estas temáticas.
Veja o Direto NDC com Carlos Robalo Cordeiro
Do lado da ULS Coimbra, o presidente do Conselho de Administração Alexandre Lourenço referiu que apoia as declarações feitas por Carlos Robalo Cordeiro.
Para além de considerar que haverá sempre quem dê “bitaites na bancada”, afirmou que “o que nós acreditamos é realmente em, pessoas que põem a mão na massa e que estão aqui presentes”.
“Pessoas que devem estar presentes e participar na organização para a melhorar de uma forma empenhada”, explicou.
Veja o Direto NDC com Alexandre Lourenço
Related Images:
PUBLICIDADE