Política

Ilusão

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 dias atrás em 26-03-2025

 O PS acusou hoje o Governo de apresentar dados económicos que “são o resultado da destruição das contas certas”, considerando que o ministro das Finanças tentou iludir os portugueses ao não dizer toda a verdade sobre situação orçamental.

“O PS tem a certeza de que as famílias e as empresas, que tantos esforços fizeram nos últimos anos para que Portugal pudesse chegar a um ponto de contas certas, não se deixarão certamente iludir. A verdade é esta: o saldo orçamental piorou, a carga fiscal aumentou e isto num contexto do alto do nosso ciclo económico”, disse o deputado do PS António Mendonça Mendes aos jornalistas.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o socialista, os “resultados que hoje foram conhecidos são o resultado da destruição das contas certas”.

PUBLICIDADE

“A declaração do ministro das Finanças só pode ser entendida no contexto de campanha eleitoral e no contexto em que se procura iludir os portugueses não falando objetivamente toda a verdade sobre a situação orçamental do país”, argumentou.

António Mendonça Mendes, que foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, afirmou que as famílias e as empresas pagam hoje mais impostos do que pagavam há um ano e o saldo orçamental é menor.

“Este é um resultado raro e não é bom a raridade deste resultado. É a primeira vez este século que se conjugam estas três realidades: ponto alto do ciclo económico, a deterioração do saldo orçamental e o aumento da carga fiscal”, alertou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE