Coimbra

Igreja do Mosteiro de Folques reabre após obras de restauro do CEARTE

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-08-2019

No passado dia 4 de agosto, foi reaberta, à comunidade e ao culto, a Igreja do Mosteiro de Folques, localizada naquela freguesia de Arganil, após obras profundas de restauro por parte da Fabrica da Igreja Paroquial de Folques.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

As obras contaram com a colaboração do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil.

Nesse sentido, os  formandos de três turmas do curso de Técnico Especialista em Conservação e Restauro de Madeiras (Escultura e Talha) do CEARTE tiveram a oportunidade de realizar trabalhos de conservação, limpeza e restauro do altar-mor e de diversas peças, entre elas, a imagem de Santo Agostinho e de Cristo Crucificado, mísulas, portas de altar, e retábulos.

As intervenções foram orientadas por uma equipa de formadores de excelência: Tânia Corte-Real, Conservadora-Restauradora; Patrícia Henriques Ventura, Técnica de Conservação e Restauro; e ainda, Paulo Martins Gouveia, Conservador-Restaurador.

O curso de Técnico Especialista em Conservação e Restauro de Madeiras (Escultura e Talha) do CEARTE é, pois, ancorado em sólidas condições técnicas (oficinas e laboratórios) e humanas (formadores especializados e equipas pluridisciplinares), cumprindo todos os requisitos técnicos e deontológicos da conservação e restauro nas intervenções feitas.

Este é um curso pioneiro, e dos poucos no país nesta área, constituindo um contributo decisivo para garantir a preservação e salvaguarda do vasto património existente em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE