Justiça

Idosos, cuidado com ofertas milagrosas! Dicas para consumir com segurança

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 09-01-2025

Os direitos no âmbito do consumo são transversais e aplicáveis a toda a população, independentemente da idade.

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Contudo, a população idosa, devido a limitações físicas e cognitivas, dificuldade no acesso à informação e isolamento social, é considerada parte do grupo dos consumidores potencialmente vulneráveis.

Para fazer face a esta situação, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) desenvolveu uma campanha de informação e sensibilização com o objetivo de proteger e capacitar estes consumidores, que inclui – para além de materiais digitais – a distribuição de calendários de parede com sugestões práticas para exercerem os seus direitos com segurança: “desconfiar de ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade; não assinar contratos sem compreender o que está escrito; nas vendas por telefone o contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias; nas vendas porta-a-porta o prazo de cancelamento do contrato prolonga-se até 30 dias”, bem como “guardar os talões das compras” e “recorrer a um centro de arbitragem em caso de conflito de consumo”.

Além da distribuição dos calendários, a DGC realizará sessões informativas sobre direitos dos consumidores, direcionadas à população idosa, durante os primeiros meses do ano. Estas sessões ocorrerão na sede da DGC, em data ainda a definir, e deverão ser estendidas a autarquias que disponham de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor (CIAC).

Embora gozem dos mesmos direitos que os demais consumidores, os idosos podem enfrentar desafios específicos, como a exposição a práticas comerciais agressivas, dificuldade em compreender termos contratuais e falta de conhecimento sobre os seus direitos.

Em Portugal, as Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo e os CIAC têm desempenhado um papel crucial na proteção e assistência a este público, lidando frequentemente com temas como vendas porta-a-porta e por telefone de aparelhos auditivos, de planos de saúde e de equipamentos purificadores de água, bem como de contratos de telecomunicações e de fornecimento de eletricidade.

A DGC reafirma o seu compromisso em garantir que todos os consumidores, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso à informação necessária para tomar decisões informadas e seguras, pelo que nesta campanha é dada prioridade à proteção e capacitação desta faixa etária.

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