Portugal
Humidade em casa? 8 conselhos práticos para acabar com o problema
A humidade é um problema que para além de ser prejudicial à saúde é difícil de remover. Não há “remédios milagrosos”, contudo há pequenos cuidados que podemos adotar.
Com pequenos gestos fundamentais podemos prevenir e controlar este problema. Segundo o Idealista, Tânia Martins, arquiteta e criadora da marca Homestories partilhou na sua página de Instagram algumas dicas valiosas que podem ajudar: “Abrir as janelas diariamente pelo menos 1/2 horas para circular o ar e ventilar a casa. Se forem de férias ou fim de semana, deixar pelo menos duas janelas semi-abertas” – é a primeira dica.
Fechar a porta da casa de banho durante e após o banho e abrir a janela ou ligar o extrator. Assim evitamos que o vapor de água circule para as outras divisões, bem como ter um desumidificador por perto para utilizar em locais com mais tendência a serem húmidos ou que não têm ventilação, como roupeiros ou casas de banho.
Ainda de acordo com a mesma publicação, colocar saquinhos de sílica, peças em gesso e/ou discos de cedro nas gavetas ajudam a absorver a humidade e a neutralizar os cheiros. Também deixar as portas dos roupeiros semi-abertas para circular o ar e não encher demasiado é importante, pois tem de existir espaço entre os cabides.
Aplicar verniz em peças ou em móveis de madeira crua irá permitir impermeabilizar e evitar que se crie bolor na superfície.
O exaustor existe para alguma coisa. Devemos sempre usá-lo quando estamos a cozinhar e de preferência tapar sempre as panelas. Rentabilizamos assim o vapor da cozedura, em vez de o desperdiçar e saturar ainda mais o ar.
Por último, evitar estender roupa dentro de casa, só mesmo quando necessário. Se o fizermos com regularidade, o ideal seria usar um desumidificador ou deixar numa divisão que se possa fechar e isolar do resto da casa.
Related Images:
PUBLICIDADE