Coimbra

Homenagem ao “combatente alegre” Mário Frota

António Alves | 4 horas atrás em 22-02-2025

A Frente Cívica prestou homenagem sábado ao fundador e presidente emérito da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC), Mário Frota.

O “intenso e meritório trabalho cívico” do professor universitário, de 83 anos, tanto em Portugal como noutros países, nomeadamente no Brasil, valeu-lhe a entrega do diploma de membro honorário da instituição.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o vice-presidente da Frente Cívica, João Paulo Baralha, lembrou que, para além “da criação e da solidificação da Frente Cívica” e da “vida de ativismo”, Mário Frota tem um papel fundamental “num conjunto de causas justas de cidadania, de defesa do interesse público”.

PUBLICIDADE

“Era fundamental fazer esta homenagem não só em reconhecimento ao trabalho que Mário Frota fez e continua a fazer, mas também de inspiração aos próprios membros da Frente Cívica”, disse o responsável.

Questionado se Portugal deveria ter mais “Mários Frotas”, o vice-presidente João Paulo Batalha confirmou, referindo mesmo que o presidente emérito da apDC devia ser chamado de “combatente alegre”.

E explicou porquê: “é um combatente no plano do direito, no plano da efetivação do direito, na disponibilidade para a luta e na alegria que põe a luta”.

O homenageado agradeceu a distinção e disse que se sente “mais um cidadão empenhado, preocupado, sobretudo para que esta pretensa sociedade de iguais possa aproximar-se dos objetivos de um ideal que tende a afastar-se cada vez mais do seu paradigma”.

Se ainda vale a pena manter esta luta contra as constantes agressões aos direitos fundamentais dos consumidores, Mário Frota lembrou os diversos Governos que levaram a esta situação, recordando que o país não dispõe de um código dos direitos dos consumidores.

Veja o Direto NDC com João Paulo Batalha e Mário Frota

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE