Região

Homem tenta salvar mulher na Praia de Mira. Morreram os dois afogados

António Alves | 1 ano atrás em 11-10-2023

Um homem de 61 anos e uma mulher de 58 anos, moradores na Cordinhã (Cantanhede), morreram esta quarta-feira 11 de outubro afogados junto ao Paredão Sul da Praia de Mira. De acordo com uma testemunha, o homem terá entrado na água para salvar a esposa, mas o agueiro existente na zona acabou por ser fatal para o casal.

Lurdes Neves foi uma das testemunhas dos factos ocorridos nas imediações do Blue Line Bar. Em entrevista ao Notícias de Coimbra, a emigrante no Luxemburgo, mas neste momento a residir em Cantanhede, referiu que pouco tempo antes do acidente ouviu o casal à conversa com outras pessoas que se encontravam junto à água.

De acordo com a testemunha, as vítimas terão estado com eles uns dias antes, tendo-os questionado a razão para não terem vindo nos dois dias anteriores. A resposta da mulher de 58 anos foi que teriam estado “na apanha da azeitona” nos seus terrenos. De seguida, afirmou que ia tomar banho pois “o mar parecia uma lagoa”.

PUBLICIDADE

Alguns momentos depois de ter entrada na água, a vítima do sexo feminino começou a pedir ajuda, tendo o marido decidido ir em seu socorro. “Não sei o que é que aconteceu, mas ele já não conseguiu chegar perto dela”, afirmou.

A cena foi presenciada por algumas das pessoas que se encontravam no local, tendo uma das raparigas tentado socorrer estas pessoas com o apoio de uma prancha de bodyboard, mas não conseguiu. Pouco tempo depois, chegaram ao local os meios de socorro ativados para a zona.

Refira-se que existe uma placa junto ao paredão a alertar os banhistas para aquela ser uma zona de agueiro, ou seja, “são áreas dentro de água com correntes perigosas, que podem arrastar banhistas”.

Veja a entrevista com Lurdes Neves no areal de Mira

O homem e a mulher acabaram por ser resgatados da água “pelos nadadores-salvadores dos Bombeiros Voluntários de Mira, tendo entrado em paragem cardiorrespiratória”, como refere em comunicado a Autoridade Marítima Nacional. Segundo esta nota, ainda foram realizadas no local “várias tentativas de reanimação”, não tendo sido possível “reverter a situação e os óbitos foram declarados no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM”.

No local estiveram tripulantes da Estação Salva-vidas de Aveiro, com recurso a duas motas de água; elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, os Bombeiros Voluntários de Mira e de Ílhavo e a VMER do INEM.

As vítimas foram transportadas para o Gabinete de Medicina Legal de Aveiro pelos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado, estando a prestar apoio aos familiares da vítima.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE