Coimbra

Hoje não há bivalves

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 05-09-2013

A apanha de bivalves está proibida temporariamente em toda a costa de Portugal continental, à exceção de parte do Algarve, devido à presença de toxinas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponibilizada hoje na página na internet do instituto, a apanha e captura “com vista à comercialização e consumo” de bivalves está temporariamente interdita devido “à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares”, causadoras de intoxicações diarreica ou amnésica.

PUBLICIDADE

publicidade

Está proibida a captura de todas as espécies de bivalves na costa e ria de Aveiro e no litoral entre a Nazaré e a Figueira da Foz.

O mexilhão não pode ser apanhado na costa de Viana do Castelo, no estuário do Tejo e na Lagoa de Albufeira. A mesma interdição se aplica à zona litoral de Matosinhos – onde também não pode ser capturada a amêijoa-branca – e ao estuário do Mondego, onde também não pode ser apanhado berbigão.

Na região entre Lisboa e Peniche, apenas pode ser capturada a castanhola, e de Sines a Setúbal, todas as espécies estão interditas, à exceção da navalha, amêijoa-branca e ameijola.

No litoral algarvio, entre Portimão e Lagos, está proibida a apanha de conquilha. Na zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, foi levantada a interdição de captura de todos os bivalves.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE