Cidade
Hoje: José Manuel Pureza “vai” Desobedecer à União Europeia
A apresentação pública do livro “Desobedecer à União Europeia”, de José Manuel Pureza, decorre hoje, 11 de Dezembro, pelas 18:30, na Livraria do Teatro da Escola da Noite.
A sessão terá lugar na sexta-feira, 11 de Dezembro, pelas 18:30, com entrada livre. Neste seu novo livro, Pureza defende que “resgatar a democracia enquanto expressão da soberania popular e lutar por uma Europa democrática constituída por Estados democráticos impõe uma ruptura com a realidade centralista e autoritária que a União Europeia hoje é”.
PUBLICIDADE
Desobedecer-lhe, afirma, “é uma virtude cívica irrecusável para os/as democratas”. José Manuel Pureza é professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigador e presidente do Conselho Científico do Centro de Estudos Sociais. Dirigente do Bloco de Esquerda, foi recentemente eleito nas listas deste Partido como deputado à Assembleia da República. “Desobedecer à União Europeia” é o segundo número da colecção “Cadernos Desobedientes” (depois de “Desobedecer à Praxe”, de Bruno Moraes Cabral e João Mineiro).
Nas palavras dos seus responsáveis, “o mote de cada caderno é claro: fazer uma história da desobediência aos diferentes tipos de poder, dar a conhecer realidades sonhadas e combates presentes, argumentar razões para desafiar o instituído”.
Em formato de bolso, estes cadernos pretendem ser “instrumentos de debate e de lutas capazes de alargar o campo dos possíveis”, afirmam os editores.
A apresentação do livro em Coimbra estará a cargo do economista Jorge Bateira, professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A par do seu extenso trabalho académico, Bateira assina desde 2011 a coluna de opinião “Outro ciclo”, no jornal “i”, e escreve desde 2008 no blogue “Ladrões de Bicicletas” sobre economia política e política económica, nacional e europeia.
Related Images:
PUBLICIDADE